Produção de soja cai, mas projeção de processamento se mantém em 54,5 milhões/t, diz Abiove
As projeções da entidade para o atual ciclo foram ajustadas em razão dos impactos climáticos no campo
A Lar iniciou, nesta semana, o pagamento da distribuição dos resultados, referente ao exercício de 2023. Mesmo sendo um ano desafiador, a Cooperativa ultrapassou os R$ 21 bilhões de faturamento, sendo o resultado deste resultado compartilhado com a família associada. Ao todo serão R$ 141,89 milhões em retorno aos quase 14 mil associados, uma ação que diferencia o sistema cooperativista de empresas privadas.
“O ano de 2023 foi muito difícil, tínhamos a preocupação até de não ter um bom resultado e se considerarmos a complexidade do período, alcançamos sim um bom balanço, foi o melhor entre todas as cooperativas da região Oeste do Paraná, então temos que comemorar”, afirmou o diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues.
Associados se reuniram nas Unidades de Atendimento ao Produtor, onde foram recepcionados por lideranças locais com um café da manhã e apresentação dos resultados. A Diretoria Executiva da Lar, superintendentes e gerentes de divisão também marcaram presença nas unidades da região oeste do Paraná, mas as celebrações se estenderam também por todas as unidades do Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
A data também foi marcada com o reconhecimento dos associados jubilados, homenagem entregue para quem completou mais de 20 anos como sócio da Cooperativa, independentemente da idade, ou para os homens com 65 anos de vida e mulheres com 60 anos, sendo 20 deles como cooperados. Ao ser jubilado, o associado pode movimentar o valor depositado na sua Conta Capital e utilizar conforme sua necessidade.
Com 22 anos de Lar, o associado Gilberto João Brandalize, de Matelândia (PR), comentou sobre o reconhecimento. “É uma satisfação imensa poder participar desse momento que representa a confiança mútua entre a Cooperativa e o associado, fico feliz em ter contribuído com os 60 anos da Lar que tanto nos orgulha”. Ao todo, foram 177 jubilados que receberam homenagens neste ano. Os valores referentes à distribuição de sobras já estão à disposição dos associados, onde cada um recebe a quantia proporcional com a movimentação dos seus negócios com a Lar.
Agora a atenção se volta às celebrações dos 60 anos da Cooperativa, com uma programação repleta de compromissos durante o ano todo. “No dia 19 de março, a Lar completa 60 anos e em setembro a nossa avicultura chega aos 25 anos, duas datas muito importantes que queremos comemorar ao lado da nossa família associada, funcionários e parceiros de negócios.
Serão diversos eventos, que somados estimamos nos encontrar com um público próximo de 10 mil pessoas, onde vamos agradecer a contribuição de cada um”, encerrou o diretor-presidente da Lar ao falar da agenda de compromissos para 2024.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
As projeções da entidade para o atual ciclo foram ajustadas em razão dos impactos climáticos no campo
Os três novos equipamentos da marca são importados; além de conhecer as máquinas, os visitantes também podem conversar com os especialistas que estão no estande