Copercampos fecha parceria com a Pioneer para produção de sementes de soja
A importância da diversificação para a agricultura familiar, especialmente em propriedades que cultivam o tabaco, foi destacada no lançamento da 13ª edição da Expoagro Afubra, que será realizada no próximo ano, de 20 a 2 de março, em Rio Pardo. O lançamento, que aconteceu na manhã de quarta-feira (29/8), no espaço Caminhos da Integração, durante a Expointer, reuniu o presidente da Emater/RS, Lino De David, o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, o coordenador da Expoagro, Marco Antônio Dornelles, entre outras autoridades, como o prefeito de Camaquã, Ernesto Molon, e o deputado estadual Heitor Schuch.
Na ocasião, foi lançada a 5ª Feira da Agricultura Familiar e Empresarial de Camaquã (Fafec) que ocorre de 9 a 14 de outubro de 2012, no Sindicato Rural. A Fafec é uma organização da Afubra e da Emater. O evento chega à 5ª edição com novidades. A Emater/RS-Ascar está recebendo mais de 6.000 m², que se somam aos 120.000 m² que já eram utilizados pela Instituição. Durante a Feira deste ano, 11 Dias de Campo serão promovidos para demonstrar as opções de atividades que podem ser desenvolvidas para a diversificação no meio rural.
Como novidades destacam-se o espaço do cooperativismo, a ampliação do espaço dedicado à piscicultura, a produção de hortigranjeiros no sistema orgânico e as oficinas de aproveitamento integral de frutas e verduras. Além disso, há as tradicionais áreas de secagem e armazenagem de grãos, gado de leite, pecuária familiar (ovinos e bovinos), fruticultura, criação de marrecos-de-pequim em lavoura de arroz, produção de arroz-cachinho, avicultura colonial, suinocultura e artesanato.
Para o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, “a Emater tem participação significativa na feira, pois mostra as alternativas que o produtor de tabaco tem para diversificar sua produção, incentivando inclusive a agroindustrialização”.
Além de demonstrar a diversificação para os agricultores familiares, “com informação, conhecimentos, tecnologias e maquinários”, o presidente da Emater/RS, Lino De David, analisa que as feiras têm, como características fundamentais, mostrar o potencial da região, promovendo o turismo de evento e gastronômico. “É um espaço de desenvolvimento local e regional”, disse De David.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura