Ouro Fino fatura três vezes mais do que a estimativa do setor veterinário
O Laboratório de Química Agropecuária (LQA) do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é o primeiro de Minas Gerais a receber a ISO/IEC 17.025, que credita a instituição a analisar amostras de hortícolas e água para avaliar resíduos de agroquímicos.
A qualificação do laboratório foi concedida este mês pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
A ISO/IEC 17.025 é considerada referência mundial para laboratórios de ensaio e calibração. A norma estabelece critérios para os estabelecimentos que desejam demonstrar sua competência técnica, que possuem um sistema de qualidade efetivo e que são capazes de produzir resultados tecnicamente válidos.
A implantação da ISO/IEC 17.025 é de grande relevância econômica, pois confere um valor diferenciado aos relatórios de ensaio emitidos pelos laboratórios, cuja competência técnica é reconhecida por um organismo de credenciamento e que apresenta resultados confiáveis.
Com o mundo globalizado é imprescindível que a estrutura de avaliação da conformidade de cada país alcance reconhecimento junto aos fóruns internacionais competentes. Assim, evita-se que a necessidade de realização de novos ensaios e a obtenção de certificados em diferentes países onerem a produção das exportadoras.
O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, explica que com a norma implantada, os resultados de ensaios realizados no LQA serão aceitos em outros países. “É crescente o número de demandas por produtos e serviços que atendam aos padrões de qualidade nacionais e internacionais. Esta acreditação é uma forma de melhorar a qualidade dos processos produtivos do IMA”, afirma.
Os organismos acreditadores, como o Inmetro, são os responsáveis por administrar, acreditar, monitorar e fazer cumprir as exigências da norma a ser seguida. O órgão também é a instituição acreditadora oficial do Brasil. Além disso, é reconhecido internacionalmente em diversos países como organismo de acreditação brasileiro e tem como objetivo fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços.
Laboratório de Química Agropecuária
O Laboratório de Química Agropecuária é um complexo formado por dez laboratórios: Resíduos de Agrotóxicos, Fertilizantes e Corretivos, Alimentos para Animais, Sementes, Solos, Vegetal, Fungos e Nematóides, Insetos, Físico-química em Alimentos e de Segurança Microbiológica em Alimentos.
O laboratório do IMA que teve o escopo acreditado pela ISO/IEC 17.025 é o de Análise de Resíduos de Agrotóxicos. Nele são analisados amostras de hortícolas e água e análises químicas de formulação de agroquímicos com o objetivo de avaliar a quantidade do produto existente na amostra.
Os laboratórios do IMA possuem instalações amplas e modernas, equipamentos de última geração e pessoal altamente especializado e treinado na prática dos processos analíticos. Além de prestar importante serviço de apoio às ações de defesa agropecuária, inspeção e fiscalização, o IMA está também aberto ao público em geral.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) - (31) 3235-3504 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura