Laboratório de Cereais da UPF é o único credenciado a realizar determinação da classe de trigo no estado

19.03.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

Único estado credenciado pelo Mapa para determinação da classe de trigo, o Laboratório de Cereais da Universidade de Passo Fundo (UPF) vem crescendo a cada ano, buscando parcerias e fortalecendo o contato com empresas, indústrias e cooperativas da região e do Brasil. De acordo com o coordenador, professor Luiz Carlos Gutkoski, o credenciamento habilita o laboratório a realizar ensaios para fins de controle de qualidade para trigo e emissão de laudos técnicos de análise.

Como parte integrante do Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa), o local atua desde 1999 realizando análises para avaliar a qualidade de grãos e farinhas de cereais, integrando no dia a dia, juntamente com professores e alunos, a pesquisa, o ensino e a prestação de serviços.

Para Gutkoski, com o credenciamento concedido pelo MAPA e com os recursos conquistados por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), Secretaria de Ciência e Tecnologia e CNPq, o laboratório conseguiu se fortalecer no mercado, atuando junto a grandes empresas e cooperativas. “Temos nos consolidado ao longo dos anos em termos de pesquisa, análise e também em tecnologia com a aquisição de novos equipamentos para qualificar os resultados”, destaca.

Gutkoski ressalta que a demanda por serviços vem da própria credibilidade do laboratório, que realiza análises com qualidade, e do trabalho realizado pela equipe ao longo dos anos. “Hoje estamos vivendo um período em que as pessoas nos procuram. Diante dos resultados das pesquisas, da qualidade das análises que realizamos, o produtor ou empresário que faz a análise conosco acaba voltando”, observa.

Além de atender às indústrias e cooperativas, a prestação de serviço também é voltada aos produtores de grãos, cerealistas, fabricantes de produtos panificação, massas e biscoitos, e instituições de ensino e pesquisa. Na opinião do coordenador, a realização de um trabalho bem feito e completo traz resultados positivos e fortalece o objetivo do setor. “Nós precisamos ter um laboratório que, além de realizar os serviços, também sirva de referência na área. Uma coisa leva a outra, pois boas análises geram bons dados que podem virar excelentes trabalhos de pesquisa”, analisa. Segundo Gutkoski, o carro-chefe do laboratório é o trigo, que necessita de informações precisas para a exportação. De acordo com ele, até mesmo o trigo que é exportado para o Egito e para a Argélia tem o laudo expedido pela UPF.

Mesmo diante de uma realidade bastante positiva, o coordenador afirma que novos projetos e a aquisição de equipamentos de alta tecnologia fazem parte dos propósitos para os próximos anos. “O sonho não é criar um laboratório gigantesco, mas queremos ter sempre serviços qualificados e bem feitos e o grande objetivo é consolidar a capacidade do laboratório de fazer pesquisas e gerar trabalhos científicos. Isso é o nosso combustível”, conclui.

Entre as principais análises desenvolvidas pelo Laboratório de Cereais da UPF estão a moagem experimental, número de queda, glúten (proteínas), granulometria, alveografia, farinografia, viscosidade de amidos e panificação experimental. Segundo Gutkoski, para a realização destes serviços, existe uma tabela de preços disponível na secretaria o Cepa. Mais informações estão disponíveis no site

, pelo telefone (54) 3316-8457 e ainda pelo e-mail

.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025