Coodetec recebe profissionais e agricultores australianos, bolivianos, africanos e argentinos

16.03.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Imprensa COODETEC

Todos os anos, a Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec recebe dezenas de visitantes. A Coodetec é exemplo de cooperativismo e referência no campo da pesquisa de sementes. Por isso, é comum que estudantes, agricultores e profissionais agrícolas tenham interesse em conhecer a estrutura física e os laboratórios da sede da Coodetec, em Cascavel/PR. O destaque é tanto que chama a atenção também de quem mora longe. Em 2012, já foram registradas quatro visitas internacionais.

No mês de fevereiro, três grupos, de nacionalidades diferentes, passaram pelo Centro de Pesquisa. Da Austrália, vieram 25 produtores de trigo; da Bolívia, 28 engenheiros agrônomos; e, da África, 14 agricultores;

Nesta sexta-feira, dia 16, vieram da Argentina 30 produtores e profissionais agrícolas. Assim como os que visitaram a Coodetec em fevereiro, os argentinos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da Cooperativa e ver de perto os processos de pesquisa de soja, milho e trigo, através dos programas de melhoramento da Coodetec.

O produtor australiano, John Koric, se surpreendeu com o processo de pesquisa da Cooperativa Central. “Somos todos fazendeiros e é muito bom ver como outras pessoas colaboram para que o nosso trabalho no campo dê resultados. São tecnologias que não conhecíamos. Eu não tinha ideia de como era e, assim como meus colegas, fiquei surpreso com os laboratórios.” Koric ainda destacou que, assim como o trabalho do agricultor, o do pesquisador também é muito importante. “Um não sobrevive sem o outro.”

Para o engenheiro agrônomo boliviano, Emilio Avila, a Coodetec apresentou alto nível de tecnologia. “É uma empresa muito organizada, com profissionais preparados e diferenciados. Não imaginávamos tanto. Esperamos que toda essa tecnologia chegue, em breve, até a Bolívia.”

Para os argentinos, a Coodetec é um modelo a ser seguido. “A pesquisa desenvolvida aqui está bastante adiantada. Não temos na Argentina algo parecido com o trabalho da Coodetec, que atua em favor de outras cooperativas, pesquisando e apresentando sementes de qualidade para o agricultor. Este processo chama muito a atenção e nós percebemos que ainda podemos fazer mais em nosso país, utilizando a Coodetec como exemplo”, argumentou o engenheiro agrônomo, Luis Oscar Carballo.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro