Plataforma de milho Bravíssima é destaque da Stara na Expointer
Lançamento traz robustez, durabilidade e soluções para aumentar rendimento e reduzir custos na colheita de milho
Em 2025, a Kuhn do Brasil completa 20 anos de atuação no país e participa da Expointer, em Esteio (RS), apresentando equipamentos voltados à eficiência no plantio de grãos e arroz. No estande da marca, dois modelos ganham destaque: a semeadora pneumática Quadra e a semeadora mecânica Oriza, projetada especialmente para o cultivo orizícola.
A Quadra alia rendimento e precisão, com tecnologias que oferecem agilidade, segurança e durabilidade. Autotransportável, pode ser colocada em posição de transporte em pouco mais de um minuto, sem que o operador precise deixar o trator. O modelo apresenta largura de transporte de 4,80 metros e versões de 9 metros (Quadra 9000) e 10 metros (Quadra 10000) de largura de trabalho.
Com reservatórios de 4.500 litros em aço inox, a máquina comporta até 4.950 kg de adubo e 3.600 kg de sementes. Seu sistema de distribuição pneumático patenteado garante deposição homogênea, enquanto a tecnologia Isobus permite monitorar todas as funções diretamente na tela do trator.
No segmento do arroz, a novidade é a Oriza, semeadora mecânica desenvolvida para as condições de cultivo em taipas e terrenos irregulares. O modelo se destaca pela robustez estrutural, que assegura durabilidade frente aos esforços do plantio em solo sistematizado, além de rodados articulados que favorecem o desempenho. As linhas de plantio acompanham o relevo e mantêm a profundidade correta da semente, resultando em uniformidade do estande.
Outro diferencial da Oriza está nos reservatórios de polietileno de alta capacidade, em média 25% maiores que os de modelos concorrentes, o que amplia a autonomia e reduz paradas para abastecimento.
O lançamento ocorre em um momento estratégico para o setor. O Rio Grande do Sul, estado-sede da feira, responde por mais de 70% da produção nacional de arroz, segundo o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). O Brasil é ainda responsável por 28% da produção do grão nas Américas, conforme a Embrapa.
De acordo com a Conab, a produção brasileira de arroz deve crescer 14% em 2025 em relação ao ano anterior, mas o desafio climático exige que os produtores invistam em tecnologias capazes de garantir eficiência e segurança produtiva.
Para Lucas Moraes Castro, gerente de Marketing e Desenvolvimento de Redes da Kuhn, a participação na feira reforça a proximidade da empresa com o produtor brasileiro.
“A Expointer é o palco perfeito para celebrarmos essa história porque tudo começou há 20 anos no Rio Grande do Sul, com a nossa primeira fábrica em Passo Fundo. Nesta edição, queremos demonstrar, através de máquinas como a Quadra e a Oriza, que nosso foco continua sendo oferecer rentabilidade, tecnologia e robustez para os desafios do campo”, afirma.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura