Produção de açúcar e etanol recua no Centro-Sul
Queda na produção total contrasta com avanço do biocombustível feito a partir do milho
Na 48ª Expointer, realizada em Esteio (RS), a São José Industrial apresenta como destaque o implemento Kelly Diamond, solução voltada ao manejo de solo que alia produtividade, economia de insumos e sustentabilidade.
De acordo com Daniel Ribeiro, gerente de marketing da empresa, o equipamento atua em quatro frentes principais: gerenciamento de palhada, semeadura de grãos finos, preparo do berço de semeadura e controle de ervas daninhas e plantas invasoras.
Entre os diferenciais, o Kelly Diamond pode alcançar até 427 hectares trabalhados em 24 horas de operação contínua, gerar economia de até 100% no uso de químicos no manejo de palhada de milho e cobertura, além de promover redução de até 34% no consumo de combustível quando comparado a métodos convencionais.
Os resultados também se refletem na produtividade. Segundo a São José, o implemento possibilita até 52% de aumento em operações contínuas e ganhos de até 4 sacas de soja por hectare, graças ao preparo adequado do solo. Essa combinação pode representar economia de até R$ 100 por hectare nos custos de manejo e preparo.
A tecnologia é fruto da parceria com a australiana Kelly Tillage, referência global presente em países como Estados Unidos, Canadá e Argentina, agora representada no Brasil pela São José. Para a fabricante brasileira, a chegada do Kelly Diamond marca um avanço importante para o sistema de plantio direto no país, com práticas mais sustentáveis, preservação do solo e maior rentabilidade para o produtor.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura