Kuhn apresenta na Expodireto nova semeadora para grãos finos

08.03.2012 | 20:59 (UTC -3)
Jaques Hickmann

A Kuhn do Brasil lança na Expodireto Cotrijal, feira realizada em Não-Me-Toque/RS, de 5 a 9 de março, a sua nova semeadora, a SDE 3000. O equipamento tem aproveitamento real da linha de plantio, além de um único reservatório para adubo e semente. “O produtor é quem decide quanto quer de semente e de adubo não a máquina. Não sobra adubo na caixa, pois há fluxo contínuo. É a tecnologia inteligente. O adubo e a semente acabam quando tem que acabar”, explica o diretor Comercial da Kuhn Evandro Fülber.

De acordo com William Baioto, do Departamento de Engenharia, a largura da máquina é igual a largura de trabalho, inclusive facilitando o transporte por estradas, porteiras e pontes. Ele afirma ainda que um mecanismo possibilita mais conforto e segurança para regular a máquina parada. “Não é mais necessário andar por 50 metros para regular a máquina. Agora a medida é feira com a semeadora parada”, destaca Baioto.

O exclusivo Sistema Tramline garante que não haja amassamento, não se perca insumo e sementes, inclusive sem necessidade de marcador de linha. “O pulverizador ou qualquer outro equipamento que precisar entrar na lavoura vai saber aonde ir, com isso, gerando um ganho de cerca de 30%”, frisa, lembrando que dessa forma é possível ter um melhor planejamento e conseguir um crescimento vertical da propriedade.

Outra grande vantagem da SDE 3000 é o seu exclusivo Distribuidor Flex. Com ele é possível plantar com qualquer adubo e dosar sementes miúdas, como pastagem, no mesmo distribuidor.

Conforme Diogo Serro, gerente de Engenharia, pode-se ajustar a capacidade da semente e adubo conforme a dosagem. “Isso reduz o número de paradas devido a sincronia no esvaziamento dos reservatórios. Mantém o fluxo contínuo na descida da semente e adubo, evitando o acumulo de adubo e semente no fundo do reservatório”, garante o engenheiro.

Ele ainda ressalta que a semeadora tem ainda maior manobrabilidade, com voltas menores. “Ela tem a amplitude de até 45 cm acompanhando os desníveis do terreno e ainda bucha interna de lubrificação permanente, que proporciona longa vida útil ao conjunto e evita a necessidade de lubrificação diária”, comenta Serro. A SDE 3000 ainda informa o operador quando deverá parar para abastecer e tem contador de hectares eletrônico.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025