Produção de fertilizantes tornou-se estratégica
Os touros da Matinha foram escolhidos os melhores reprodutores de corte zebu em 2010. A eleição foi promovida pela ABS Pecplan, que lançou um desafio inédito para os produtores: uma enquete para escolher o “Touro do Ano” nas categorias Leite, Corte Zebu e Corte Europeu. O concurso registrou mais de 11.700 votos, 4.350 apenas na categoria Corte Zebu que teve um final muito disputado. O Rancho da Matinha levou as três primeiras colocações.
Kokar da Matinha foi escolhido pelos criadores o Touro do Ano para a pasta Corte Zebu com 25,86% dos votos, depois de superar Hanuman da Matinha, que ficou com 25,81% dos votos. Maia Fiv da Matinha foi o terceiro mais votado com 21,8%.
O resultado mostra que a genética do Rancho da Matinha é reconhecida e aprovada pelo mercado. De acordo com Plínio Queiroz, do departamento técnico da ABS Pecplan, os touros do criatório são recordistas em vendas de sêmen. Em 2010, Hanuman foi o número um em vendas na central e este ano quem lidera é Kokar. “Kokar vem sendo muito procurado pelos criadores porque é um touro moderno, que une muita beleza racial a alta avaliação genética”, diz Queiroz.
Para o criador Luciano Borges, o fato dos touros Matinha acumularem mais de 73% da totalidade da votação é uma forte sinalização de que o mercado está optando por animais de alto desempenho produtivo. “Tamanha aprovação nos deixa confiantes em manter nosso trabalho de melhoramento genético no caminho que estamos trilhando. “
O Diretor da ABS Pecplan, Márcio Nery, recebeu com entusiasmo o resultado das enquetes “Touro do Ano”. “Surpreendente pelos mais de 11 mil votos e emocionante pela disputa entre os touros. Para nós uma fonte de informação maravilhosa que será traduzida na ação de buscar touros que venham cada vez mais atender as demandas de nossos clientes.”
Resultado da votação:
Kokar da Matinha: 25,86%, com 1125 votos
Hanuman da Matinha: 25,81%, com 1123 votos
Maia FIV da Matinha: 21,8% - 944 votos
Novel JS da BJ: 17,4% - 753 votos
Jeru FIV do Brumado: 9,4% - 405 votos
Fonte: Pec3Press
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura