Escala vê a chuva por outro prisma e cria anúncio especial para LS Tractor
No dia 19 de agosto oito jurados escolheram os 21 trabalhos finalistas da 12ª edição do Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo. O júri destacou diferenciais como relevância do tema, pesquisa, argumentação, estrutura e interatividade no trabalho de produção das reportagens selecionadas. Cerca de 300 matérias das categorias revista, jornal, fotojornalismo, TV, multimídia, estudantes e Mercosul foram analisadas.
“Cada ano que passa aumenta a qualidade dos trabalhos que recebemos. Agradecemos a participação de todos os inscritos e os parabenizamos pelo esforço, dedicação e contribuição ao agronegócio brasileiro”, afirma Carlito Eckert, diretor comercial da Massey Ferguson.
O estado de São Paulo somou 43% das inscrições, fazendo da região Sudeste líder do ranking do prêmio. “Também tivemos um número expressivo de inscrições do Rio Grande do Sul, que representa quase 20% do total de participantes”, afirma Eckert. Segundo ele, os números de 2013 são animadores e faz com que o Prêmio Massey Ferguson de jornalismo seja consagrado como símbolo de reconhecimento máximo dos talentos do jornalismo do agronegócio brasileiro.
Os primeiros colocados receberão R$ 10 mil. Os segundos e terceiros classificados levam um tablet e uma câmera fotográfica, respectivamente. Já o vencedor da categoria Mercosul será contemplado com uma viagem ao Rio de Janeiro e o vencedor da categoria Estudante receberá R$ 5 mil.
Abaixo a lista de finalistas que concorrerão ao Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo no dia 3 de outubro, dispostos por categoria e data de publicação:
Categoria TV:
Ana Lúcia Kist com o trabalho “Uvas irrigadas no semiárido” exibido no Canal Rural dia 9 de março de 2013.
Daniel Morales com o trabalho “Novas Rotas” exibido no Canal Rural dia 19 de junho de 2013.
João Henrique Bosco com o trabalho “Escoamento de grãos no Paraná” exibido no Canal Rural dia 29 de junho de 2013.
Categoria Fotojornalismo:
Valdemir Cunha com o trabalho “Vaqueiro” publicado na revista Globo Rural dia 10 de novembro de 2012.
Ariosto Mesquita com o trabalho “Armadilhas, nódulos e gargalos” publicado na revista Panorama Rural dia 1 de dezembro de 2012.
Sérgio Ranalli com o trabalho “O plantador de flores” publicado na Folha de Londrina dia 04 de junho de 2013.
Categoria Multimídia:
Ed Wanderley com o trabalho “Sertão Doce” publicado no Diário de Pernambuco Online dia 26 de dezembro de 2012.
Letícia Pakulski com o trabalho “Agronegócio brasileiro avança na China em 2013 com desaceleração” publicado no Broadcast da Agência Estado dia 8 de janeiro de 2013.
José Roberto Gomes com o trabalho “Exclusivo: Tocantins quer atrair setor sucroalcooleiro com terra acessível e estímulo” publicado no Broadcast da Agência Estado dia 18 de junho de 2013.
Categoria Jornal
Fabiana Batista com o trabalho “Cortador de cana sobrevive à mecanização” publicado no jornal Valor Econômico dia 3 de abril de 2013.
Henrique Gomes Batista com o trabalho “Caos do campo ao porto” publicado no jornal O Globo dia 21 de abril de 2013.
Bruna Karpinski com o trabalho “Crianças no campo” publicado no jornal Correio do Povo dia 30 de junho de 2013.
Categoria Mercosul
Roderick Mac Lean com o trabalho “Farm Progress Show: La sequía abre oportunidades” publicado no blog Faros Largos no dia 16 de setembro de 2012.
Fernando Bertello com o trabalho “Web y alambre, una nueva forma de trabajar” publicado no jornal La Nación no dia 8 de dezembro de 2012.
Gerardo Gallo Candolo com o trabalho “El bendito yuyo de las pampas” publicado no Diario La Tercera dia 14 de dezembro de 2012.
Categoria Revista
Vera Ondei com o trabalho “A carne nossa de cada dia” publicado na revista Dinheiro Rural na edição de maio de 2013.
Leandro Mariani Mittmann com o trabalho “A vitória avassaladora dos transgênicos” publicado na revista A Granja na edição de maio de 2013.
Sérgio de Oliveira com o trabalho “Dossiê Logística” publicado na revista Globo Rural na edição de setembro de 2013.
Categoria Estudantes
Adriano Pinzon, estudante da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) com o trabalho “Avião faz papel de pássaro em reflorestamento” publicado no dia 11 de junho de 2013.
Paulo Lima Beraldo, estudante da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com o trabalho “Da terra à mídia” publicado no dia 25 de junho de 2013.
Paulo Lima Beraldo, estudante da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com o trabalho “Caminhos do leite: do campo à mesa” publicado no dia 27 de junho de 2013.
Corpo de jurados Prêmio Massey Ferguson 2013
José Luiz Lima Laitano – responsável pela comunicação e marketing da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC)
Valéria Ribeiro – assessora de imprensa da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag)
Daniela Garcia Collares – jornalista e relações públicas da Embrapa Agroenergia
Rute Araujo – jornalista e ex-editora da revista Dinheiro Rural
Ibiapaba Netto – jornalista e ex-editor da revista Dinheiro Rural
Sérgio Andreucci - Professor Mestre do Curso de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero
Alf Ribeiro – fotógrafo
Eugênio O. Valenciano - Vice-presidente executivo da Asociacion de Tractores de Fábricas Argentinas de Tractores & Equipamentos Agricolas, Viales y Motores (AFAT)
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura