Ministério regulará produção e uso de medicamentos genéricos
Com um balanço extremamente positivo de realizações e novos projetos, o médico e pecuarista José Olavo Borges Mendes, encerra nesta segunda-feira (23) sua participação como presidente do Conselho Diretor da FUNDAGRI (Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias), mantenedora da FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba).
José Olavo esteve à frente do Conselho Diretor da FUNDAGRI por duas ocasiões, entre os anos de 2004 e 2007 e, mais recentemente, na gestão iniciada em setembro de 2010. Seu reconhecido perfil empreendedor foi decisivo para que a faculdade passasse nos últimos anos por uma completa reestruturação administrativa e financeira, que culminou em uma melhoria contínua dos serviços prestados pela faculdade, que é referência internacional no Ensino Superior, especialmente, na área de Agronegócios. Além desta completa reestruturação, José Olavo foi o responsável por fortalecer a parceria entre a FAZU e a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), entidade da qual foi presidente por três gestões. O resultado do fortalecimento desta parceria, dentre outras ações, foi o lançamento em maio deste ano de um grande projeto de Educação à Distância, voltado para a capacitação do produtor rural brasileiro: o “Agrocurso”, transmitido pelo Canal Rural, com o patrocínio de grandes empresas como a Dow AgroSciences, Pfizer e Tortuga.
O fortalecimento da parceria com a ABCZ permitiu ainda a entrada da FAZU no projeto “Brazilian Cattle”, desenvolvido em parceria com a APEX-Brasil, visando a divulgação internacional dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade. Entre as ações concretizadas no período da gestão de José Olavo está a assinatura de convênios entre a FUNDAGRI e entidades internacionais, como a Associação dos Criadores de Zebu do Panamá (Cricepa), a Associação Paraguai de Criadores de Nelore (APCN), a Cooperativa dos Criadores de Gado do Sul de Angola (CCGSA) e também a Federação Bolivariana de Ganaderos e Agricultura da Venezuela (Fegaven), com a finalidade de favorecer o intercâmbio de estudantes, que tenham interesse em cursar Agronomia ou Zootecnia no Brasil.
Outra iniciativa importante da atual gestão de José Olavo foi a ampliação do portfólio de cursos oferecidos pela FAZU, com destaque para a abertura do curso de Agronomia no período noturno, o oferecimento do novo curso de pós-graduação “Gestão em Agronegócios” e a viabilização do Curso de Pós-Graduação “lato sensu” em Genética Aplicada ao Melhoramento da Produção de Zebuínos. O curso será viabilizado graças a parceria entre a FAZU, o Polo de Excelência em Genética Bovina, juntamente com a ABCZ e SECTES (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais) e será subsidiado pela FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais).
Além destes novos cursos, a FAZU ao longo dos dois últimos anos, esteve envolvida em diversos projetos. A faculdade é, por exemplo, a única instituição de ensino a participar do projeto de criação do Banco de DNA, desenvolvido a partir da parceria entre a ABCZ, FAZU, Polo de Excelência em Genética Bovina e EPAMIG, apoiado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, com recursos da FAPEMIG. Outro projeto importante foi a parceria estabelecida entre a FAZU, a empresa Softbox e a ABCZ para a produção de um software moderno para auxiliar na gestão das propriedades rurais que se dedicam a seleção das raças zebuínas, o PRODUZ. A partir do início deste projeto, a faculdade passou a sediar uma fábrica de softwares da empresa Softbox, ampliando as possibilidades dos acadêmicos do curso de Sistemas de Informação no mercado de trabalho.
Além disso, durante a gestão de José Olavo, a FAZU procurou estreitar parcerias com produtores rurais, sendo pioneira na realização do primeiro projeto de Produção de Leite Orgânico de Raças Zebuínas, em parceria com o criador José Henrique Fugazzola e sua filha Luana Barros.
Além da presidência do Conselho Diretor, José Olavo Borges Mendes atuou ainda como Presidente do Conselho Deliberativo da FAZU durante três gestões (1995 a 1998, 2001 a 2004 e 2007 a 2010). “Todo o trabalho realizado durante os últimos anos na FAZU só foi possível graças ao apoio que tive, especialmente, dos diretores Fábio Melo Borges e Dionir Dias de Oliveira Andrade, bem como dos conselheiros, coordenadores de cursos, professores e demais colaboradores da faculdade. Agradeço a todos pela parceria, em especial, à atual diretoria da ABCZ, presidida pelo presidente Eduardo Biagi, que nos indicou para o cargo de presidente do conselho e sempre nos apoiou em todos os projetos da FAZU. Aproveito a oportunidade para desejar sucesso ao novo presidente do conselho, Edson Luiz Fernandes, pessoa com inúmeras qualidades. Que ele possa dar continuidade aos inúmeros projetos da faculdade,” concluiu José Olavo.
O novo presidente do Conselho Diretor da FUNDAGRI será o médico e ex-reitor da UFTM, Edson Luiz Fernandes, que toma posse nesta segunda-feira.
Mauricio Farias
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura