Jeffrey Sachs, defensor da economia clínica, participa de fórum da CNA

25.07.2011 | 20:59 (UTC -3)

O economista Jeffrey Sachs, defensor da chamada “economia clínica” - que combina medidas indutoras do crescimento econômico e investimentos governamentais massivos em saúde e educação para combater a pobreza e garantir a sustentabilidade mundial -, estará no Brasil, no próximo dia 5 de setembro.

Sachs é um dos palestrantes do Fórum Internacional de Estudos Estratégicos para Desenvolvimento Agropecuário e Respeito ao Clima, FEED 2011, que acontecerá em São Paulo, no Centro de Convenções da Federação do Comércio. O evento é uma promoção da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que busca se inserir fortemente na construção de soluções para uma Economia de Baixo Carbono, no contexto dos debates sobre Mudanças Climáticas.

Sachs, diretor do Instituto Terra da Universidade da Colúmbia, EUA, é especialista em América Latina e África. Quando a doença crônica da região era a hiperinflação, ele contribuiu para as medidas que a debelaram na Bolívia. Hoje, o controle de processos inflacionários é uma preocupação permanente de governos da região. Sem a hiperinflação, problemas relacionados à pobreza e ao meio-ambiente ganham relevância. São eles os atuais entraves ao desenvolvimento sustentável de países emergentes de vários continentes e à mudança de patamar econômico e social de países africanos.

Jeffrey Sachs participará da mesa-redonda que marcará o início dos trabalhos do FEED 2011: ‘Os desafios para alimentar 9 bilhões de pessoas numa Economia de Baixo Carbono’. O especialista dará ênfase aos desafios da sustentabilidade, levando-se em conta um contexto de crescimento mundial.

Também foram convidados para a mesma mesa redonda, o diretor eleito da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), com sede em Roma, o brasileiro José Graziano da Silva, e o economista José Roberto Mendonça de Barros, ex-secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, hoje consultor da MBAgro. Graziano falará sobre ‘Segurança alimentar e demanda por alimentos’ . O tema da palestra de Mendonça de Barros será ‘O papel do Brasil como provedor de alimentos sustentáveis’.

O FEED 2011 será aberto, no próximo dia 5 de setembro, às 9 horas, pela presidente da CNA, senadora Kátia Abreu. Estão previstas as presenças do ministro das Relações Exteriores (MRE), Antonio de Aguiar Patriota, e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Wagner Rossi.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025