Jacto leva para Expointer tecnologias com conectividade e soluções que integram máquinas e softwares

Máquinas e soluções para pulverização, adubação e plantio que estarão no evento são focadas no mercado da Região Sul, com destaque para as necessidades das culturas de arroz, frutas e grãos

26.08.2022 | 14:14 (UTC -3)
Oz Conteúdo a serviço da Jacto
Máquinas e soluções para pulverização, adubação e plantio que estarão no evento são focadas no mercado da Região Sul, com destaque para as necessidades das culturas de arroz, frutas e grãos. - Foto: Divulgação Jacto
Máquinas e soluções para pulverização, adubação e plantio que estarão no evento são focadas no mercado da Região Sul, com destaque para as necessidades das culturas de arroz, frutas e grãos. - Foto: Divulgação Jacto

A Jacto leva para 45ª edição da Expointer máquinas com tecnologias digitais embarcadas e conectadas por meio de softwares, sistemas e equipamentos da marca OTMIS de Agricultura de precisão, capazes de otimizar a produção agrícola, em todas as suas etapas.

“Máquinas e softwares integrados são essenciais para uma entrega completa diante da demanda atual da agricultura. Por isso, temos investido no desenvolvimento de soluções com mais conectividade, sustentabilidade e gestão online, de forma a unir todos os participantes do ambiente agrícola: o agricultor, o ecossistema de negócios, os sistemas de informação e todas as ‘coisas' presentes no campo”, explica Fernando Gonçalves, presidente da Jacto.

Nesse sentido, a empresa mostra o conceito de conectividade também em máquinas das linhas tratorizadas, com o conjunto Omni 700 integrado e sistema de aplicação de insumos Multicontrol, ampliando a oferta para atender produtores com diferentes perfis e tamanhos de propriedade.

“A busca contínua no desenvolvimento de nossos equipamentos é diminuir desperdício, aumentar produtividade na mesma área e reduzir os custos de operação. Com o avanço e a popularização de novas tecnologias em equipamentos agrícolas, todos os produtores têm a possibilidade de produzir mais e melhor. A evolução das tecnologias de aplicação, juntamente com agricultura de precisão da OTMIS e a gestão integrada da plataforma de gestão EKOS, contribui para se alcançar essas vertentes”, avalia Paulo Henrique Bueno, gerente de negócios da linha de pulverizadores tratorizados da Jacto.

Sistema de Pulverização Multicontrol com agricultura de precisão

Entre outras novidades que serão apresentadas aos agricultores está o conceito de telemetria para outros modelos da linha de pulverizadores tratorizados, como o Advance 3000 AM-24 Tandem, equipamento desenvolvido com especificações para a produção de arroz. Ele conta com o Multicontrol, sistema com tecnologias que permitem que a mesma taxa de aplicação de produto seja aplicada em todo o talhão, mesmo com mudanças na velocidade da aplicação. O Multicontrol possui ainda uma interface bastante amigável com os demais sistemas de Agricultura de Precisão, o que potencializa os ganhos de produtividade e reduz ainda mais os custos

Soluções em plantio

Representando a nova linha de plantio da Jacto está a plantadeira tratorizada e auto transportável Meridia 200, disponível no mercado com 11, 13 e 15 linhas. A máquina tem entre outros benefícios uma melhor plantabilidade e um fluxo de palha mais eficiente, possibilitando um plantio ágil, preciso e de qualidade.

Soluções em adubação

Entre as novidades em adubação estão o controle duplo de taxa variável, que aumenta a eficiência no uso dos insumos e explora o potencial produtivo nas diferentes zonas de manejo, e a Comunicação ISOBUS, uma solução “plug and play” para alguns terminais virtuais.

A adubadora Tellus 10.000 NPK agora tem o opcional de rodado para melhor desempenho na cultura de arroz. O cultivo de arroz irrigado por inundação, com a presença de uma lâmina d’água, é a realidade em quase 90% das lavouras de arroz no Brasil, estando presente em grande parte das áreas do estado do Rio Grande do Sul.

Essa prática, além de garantir mais produtividade, traz diversas outras vantagens quando comparada à condição de sequeiro (sem irrigação). Uma solução muito comum para reter a água na lavoura é a delimitação em curvas de nível, construindo assim diques nessas curvas no talhão, mais popularmente conhecidos como taipas. Com o opcional de rodado com pneus mais largos de 14,9X 24 polegadas, a máquina consegue trabalhar nesses talhões sem danificar as taipas.

A Jacto também atualizou a tecnologia SmartSet, que ganhou uma versão mobile. O SmartSet auxilia o agricultor no ajuste da faixa de aplicação das adubadoras Uniport 5030 NPK e Tellus 10.000 NPK. Essa atividade, antes feita de forma manual e por tentativa e erro, exigia bastante tempo e atenção para uma correta regulagem e calibração da máquina.

Soluções para pulverização da Família Uniport

A Família Uniport, de pulverizadores automotrizes da Jacto, reconhecida por trazer soluções com mais tecnologia e eficiência, estará representada no evento com os modelos Uniport 2000 Plus, Uniport 2030, Uniport 2530, Uniport 3030 e Uniport 4530. As opções atendem produtores que buscam uma aplicação de qualidade, com precisão, rendimento operacional e economia.

Em especial, a Uniport 3030 possui uma configuração com pneus e barra que atende ao trabalho na cultura de arroz e leva em conjunto toda a tecnologia de pulverização já consagrada na sua versão para cereais, com destaque para o sistema bico a bico de pulverização que permite economia no consumo de defensivos e maior precisão na aplicação de produtos

Entre os pulverizadores Uniport, haverá a demonstração da tecnologia PWM, que permite uma pulverização ainda mais uniforme, mantendo o tamanho das gotas mesmo com variação de velocidade da máquina. Integrada ao sistema bico a bico, essa tecnologia faz a gestão automática da operação, sendo acionada somente quando necessária.

Em conjunto com o sistema de pulverização com controle PWM, a Jacto demonstra também sua tecnologia de aplicação localizada de produtos para combate de plantas daninhas. Essa tecnologia possibilita uma economia na aplicação de produtos e redução da quantidade de água utilizada, pontos extremamente importantes quando falamos em sustentabilidade e aumento de rendimento operacional.

Destaque também nos modelos para o pacote de soluções multimarcas da OTMIS, que reúnem sistemas de orientação por GPS, como barra de luzes, piloto automático Omni 700 nas versões elétrico e hidráulico, telemetria, o exclusivo repetidor de operações, receptores de GPS para correção de sinal e uma série de sensores e dispositivos de automação que ajudam no controle de tráfego, diminuem a área de amassamento da cultura e aplicam insumos em taxas variáveis.

Nova família de bicos Jacto JIC (Jacto Inclinado Cerâmica)

Com foco em desenvolver tecnologias e soluções em pulverização, a Jacto amplia a oferta em seu portfólio de bicos com o lançamento da nova família de bicos Jacto JIC (Jacto Inclined Ceramic / Jacto Inclinado Cerâmica).

Ideal para aplicação de produtos de contato inseticidas e fungicidas, o JIC é fabricado em cerâmica de alta resistência, que confere durabilidade ao componente. O bico está disponível em seis vazões, o que atende perfis diversos de clientes que precisam usar diferentes taxas de aplicação. O formato de jato leque plano padrão de 110° e um ângulo de inclinação de 35° proporciona maior deposição do produto no alvo, com excelente performance na cobertura e pode ser utilizado com a tecnologia PWM da Jacto.

EletroVortex: tecnologias combinadas que elevam o patamar da operação de pulverização

A Família Uniport também estará representada na Expointer com o Uniport 3030 EletroVortex. O pulverizador automotriz é equipado com a tecnologia exclusiva que combina a assistência de ar nas barras de pulverização com o carregamento eletrostático das gotas. O sistema permite que o defensivo atinja as partes mais inferiores das culturas, melhorando a deposição tanto na face superior quanto na inferior das folhas e contribuindo para uma qualidade superior de aplicação.

Com a taxa de aplicação em menor volume, em testes de campo, foi possível fazer aplicações de 40 a 70 L/hectare. Essa característica possibilitou menos parada para abastecimento, pois, devido ao menor volume aplicado, o reservatório permanece cheio por mais tempo. O resultado é uma janela maior de aplicação durante a jornada de trabalho, aumentando o rendimento operacional do pulverizador.

Destaque também para a redução da deriva aerotransportada em até 35% e a melhor qualidade no depósito da pulverização em toda a estrutura da planta. O efeito eletrostático associado à assistência de ar proporciona o deposito de até 2 vezes no terço médio da planta quando comparado a tecnologias convencionais de aplicação.

Outro resultado de aplicações de qualidade superior é o potencial para aumentar a produtividade da área colhida, uma vez que a planta permanece mais tempo isenta de pragas e doenças.

Jacto Next: área de serviços especializados em agricultura 4.0

Com o objetivo de simplificar a adoção de novas tecnologias e ajudar a alcançar elevados níveis de desempenho, qualidade e sustentabilidade dos negócios, a Jacto Next oferece uma ampla gama de serviços. Um dos destaques é a plataforma EKOS, desenvolvida para centralizar a gestão de todas as operações agrícolas presentes nas culturas de cereais, fibras, frutas e setor sucroenergético. Sensores instalados nas máquinas -- de qualquer marca, independentemente de ser Jacto ou não -- permitem o monitoramento das operações, de forma online. As informações são disponibilizadas pelo aplicativo Jacto Connect, na palma da mão, para decisões rápidas e precisas.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro