Jacto apresenta novo episódio da série #AgroqueInspira

Iniciativa busca mostrar projetos socioambientais da cadeia do agronegócio, que têm transformado a vida de pessoas e contribuído para uma agricultura mais sustentável

13.04.2022 | 16:05 (UTC -3)
Fernanda Cicillini Braga
As ações de responsabilidade social e ambiental desenvolvidas pela família Heinrich Sanders extrapolam as porteiras das sete fazendas do grupo e têm mudado o futuro de muitas famílias e colaboradores. - Foto: Divulgação
As ações de responsabilidade social e ambiental desenvolvidas pela família Heinrich Sanders extrapolam as porteiras das sete fazendas do grupo e têm mudado o futuro de muitas famílias e colaboradores. - Foto: Divulgação

As ações de produção sustentável e projetos socioambientais que transformam a realidade do campo são temas da série especial #AgroqueInspira, uma iniciativa da Jacto, multinacional brasileira de máquinas e soluções para agricultura. Os vídeos trazem como protagonistas produtores, parceiros e fornecedores da cadeia do agronegócio.

O primeiro episódio de 2022, que já está disponível, apresenta o trabalho de sustentabilidade do Grupo Progresso, em Sebastião Leal (PI), que tem mudado o futuro de muitas famílias e colaboradores.

As ações de responsabilidade social e ambiental desenvolvidas pela família Heinrich Sanders extrapolam as porteiras das sete fazendas do grupo. Com o apoio de parceiros, como a Secretaria de Educação do Município de Sebastião Leal e a Fatec Shunji Nishimura, de Pompeia-SP, o grupo promove importantes projetos educacionais. Também são fortes apoiadores das ações sociais da APAE, de Uruçuí (PI), e da COCAME (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis) no tocante à destinação correta e reciclagem de resíduos sólidos.

“Muitos agricultores buscam aliar conhecimentos, tecnologias e consciência socioambiental para incentivar a educação e a produtividade sustentável no agronegócio brasileiro. Ter contato com esse ambiente e poder contar essas histórias é realmente motivador, pois inspira mudanças de comportamento e leva outros produtores a rever hábitos e processos”, comenta Wanderson Tosta, diretor de marketing da Jacto.

#AgroqueInspira 

Os vídeos que narram essas ações de pequenos e grandes produtores estão disponíveis no canal da Jacto no Youtube e disponíveis nas demais redes sociais da empresa.

“Além de aprender e se inspirar com as práticas sustentáveis feitas por estes produtores, tivemos a satisfação de ver a preocupação sincera desses agricultores com o tema. Eles queriam contar suas histórias, motivar outras pessoas, mas não tinham meios ou canais para a divulgação”, avalia Lorenzo Padovano, especialista em publicidade e propaganda da Jacto. “A iniciativa da Jacto tem sido muito bem aceita por eles, pela relevância do tema como uma pauta fundamental para o agro e para a sociedade como um todo”, acrescenta.

Entre as práticas já compartilhadas estão as do Grupo Bom Futuro, que por meio de atividades autossustentáveis impacta toda a comunidade que cerca a Fazenda Santo Antônio, em Campo Verde-MT, e nas demais fazendas do Grupo.

Através de projetos criativos e motivadores, como o "Separô" e o "Sementes do Futuro", a Bom Futuro cuida do solo, dos resíduos sólidos produzidos na agricultura e de toda a comunidade que cerca a Fazenda Santo Antônio, gerando desenvolvimento e inúmeras oportunidades para centenas de pessoas. Por meio do Separô, todo tipo de resíduo (plástico, papel, vidro etc.) é vendido para geração de renda e financiamento dos projetos mantidos pela Bom Futuro.

Outra referência dentro da série #Agroqueinspira é a Bom Verdi, em Porangaba-SP, com a adoção da hidroponia no cultivo de folhosas com uso de água no plantio reaproveitada da chuva. Se não fosse o sistema instalado na fazenda a propriedade gastaria 70% de água a mais para a produção das hortaliças.

Já em Minas Gerais, o exemplo de uso de práticas sustentáveis e produtividade é o grupo MCMiaki Coffe, que tem sede em Patrocínio e baseia suas operações de plantio na política dos 3R's: reduzir, reutilizar e reciclar. Entre os resultados registrados está a redução das emissões de carbono. Na última safra, 2 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) deixaram de ser emitido em todo o processo produtivo.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024