Simpósio na Esalq discute cultivo protegido de hortaliças
Os pesquisadores Marcos Borba e José Pedro Trindade, da Embrapa Pecuária Sul, e o ex-chefe geral da Embrapa Clima Temperado João Carlos Costa Gomes, participam da programação da IV Reunião do Fórum do Projeto de Desenvolvimento Territorial Endógeno do Alto Camaquã.
O evento será realizado nesta sexta-feira (23/10) na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Piratini (RS), a partir das 9h. A reunião será promovida pela Associação para o desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã (ADAC).
O objetivo é produzir as bases para a constituição de uma estratégia de desenvolvimento com enfoque territorial e endógeno aplicada à região do Alto Camaquã, constituída pelas áreas dos municípios de Bagé, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista localizadas dentro da bacia do rio Camaquã.
Liderado pelo pesquisador Marcos Borba, o Projeto de Desenvolvimento Territorial Endógeno do Alto Camaquã visa à promoção de uma estratégia de desenvolvimento da região por meio da articulação e da integração social e econômica do território. A região tem como grandes potenciais a qualidade ambiental, sistemas produtivos com elevada renovabilidade, diversidade biológica e ecogeográfica, além de cultura e história próprias. As ações do projeto são estruturadas para transformar esses potenciais em valores que propiciem o desenvolvimento.
O Fórum do Alto Camaquã conta com a interação entre universidades, instituições de pesquisa & desenvolvimento, prefeituras, secretarias, conselhos municipais, associações e sindicatos dos trabalhadores rurais. Além de fortalecer a identidade do território, o espaço de discussão procura identificar convergências que possam ser tratadas em uma perspectiva que extrapole os limites municipais e se articule como territorial.
Programação
9h - Abertura
9h15 – Palestra - João Carlos Costa Gomes (ex-chefe geral da Embrapa Clima Temperado)
9h40 - Debates
10h – Informe - situação e proposições sobre a marca (marketing territorial e certificação) – Kellen Pohlmann e Marcos Borba
10h40 – Informe - situação e proposições sobre turismo – Juliano Munhoz (coordenador de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Bagé)
11h20 – Informe - situação e proposições sobre a Pecuária Familiar – Edegar Franco (secretário municipal de Desenvolvimento Rural de Bagé) e José Pedro Trindade (Rede Pesquisa Participativa - UEPAS)
12h – Palestra: Importância Fortalecimento das Organizações: o papel estratégico da formação de capital social - Marcos Borba
12h45 - Almoço
14h - Encaminhamentos (a partir dos temas da manhã) – coordenação Roger Morales (presidente da ADAC)
14h45 - Encerramento IV Reunião do Fórum do Alto Camaquã
15h - Reunião da Associação do Alto Camaquã – coordenação Roger Morales
Breno Lobato
Embrapa Pecuária Sul - Bagé/RS
(53)3240.4650 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura