IUFRO Tree Biotechnology discute tecnologias de Genômica

04.07.2011 | 20:59 (UTC -3)

A IUFRO Tree Biotechnology Conference 2011 que está acontecendo em Porto Seguro (BA), desde o dia 26 de junho e tem encerramento neste sábado, discutiu nesta sexta-feira (1º) à tarde o tema "Tecnologias de Genômica, Proteômica e Metabolômica".

Um dos destaques da programação de hoje foi o pesquisador brasileiro Georgios Pappas (FOTO) que apresentou o tema "A pesquisa de Eucaliptos na era pós-Genômica". Ele é especialista em bioinformática, pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e professor da Universidade Católica de Brasília.

Segundo Pappas, um dos principais avanços da era pós-genômica consiste na possibilidade da análise da expressão global de genes pela tecnologia de microarranjos de DNA, a qual permite a investigação simultânea do perfil de transcrição de milhares de genes.

O sequenciamento genômico e o consequente conhecimento da linha completa de todos os genes são contribuições importantíssimas para se estudar melhor os organismos vivos, segundo ele. O pesquisador também garantiu a disponibilidade deste genoma de referência que agora está em um banco de dados de um computador, o que muda toda a face da pesquisa de biotecnologia do eucalipto. "Antes de se ter isso, muitos dos esforços eram para se tentar catalogar algum gene. Alguma pequena família de gene - 20 genes, 15 em outro. Eram estudos demorados. Mas agora, de uma hora para outra temos o catálogo completo dos genes do eucalipto”, revelou.

O pesquisador também colocou que os pesquisadores já partem de uma visão global de todos os componentes, “ao invés de terem que descobrir pequenos pedaços", disse.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025