Irrigação pode acelerar potencial produtivo de Mato Grosso do Sul

Sendo o sexto estado brasileiro com maior quantidade de área considerada apta para a agricultura irrigada, região será palco de mais uma edição do Showtec, tradicional feira que começa hoje, 25, e segue até dia 27, em Maracaju

25.05.2022 | 14:03 (UTC -3)
Kassiana Bonissoni
Sendo o sexto estado brasileiro com maior quantidade de área considerada apta para a agricultura irrigada, região será palco de mais uma edição do Showtec, tradicional feira que começa hoje, 25, e segue até dia 27, em Maracaju. - Foto: Divulgação
Sendo o sexto estado brasileiro com maior quantidade de área considerada apta para a agricultura irrigada, região será palco de mais uma edição do Showtec, tradicional feira que começa hoje, 25, e segue até dia 27, em Maracaju. - Foto: Divulgação

Segundo o 8º levantamento da safra 2021/2022, recém divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção dos grãos cultivados na segunda safra e dos cereais de inverno deve aumentar nas lavouras sul-mato-grossenses. De acordo com a atualização dos números, o estado deve chegar a uma produção de 20,7 milhões de toneladas, 9,1% a mais que a safra anterior, quando alcançou 18,9 milhões de toneladas. Embora os resultados sejam promissores, o estado tem total condições de evoluir ainda mais, principalmente com a ajuda da tecnologia.

Com o objetivo de acelerar esse processo, os produtores poderão ver de perto o que há de mais moderno em termos de inovação e novas soluções durante o Showtec. A tradicional feira que começa hoje, dia 25, e segue até 27 de maio, na sede da Fundação MS em Maracaju/MS, está de volta em formato presencial e reunirá em um mesmo ambiente produtores rurais, consultores, empresários e estudantes.

A expectativa da comissão organizadora é superar o valor de negócios realizados na última edição, mais de R$ 150 milhões e ainda reunir mais 130 expositores, dos mais variados segmentos no campo. Uma dessa empresas já confirmadas é a Lindsay, que terá suas marcas de pivôs centrais Zimmatic e de tecnologia FieldNET representadas pela Irrigação Carriel, empresa especializada em implantação de sistemas de irrigação, que mostrará todo o potencial que a agricultura irrigada pode trazer para o crescimento do estado.

Segundo o proprietário da revenda, Laércio Carriel, Mato Grosso do Sul tem 3,7% da área irrigada nacional, sendo 30 mil hectares por pivô central. O estado é o sexto do Brasil com maior quantidade de área considerada apta para a agricultura irrigada. “Esses números evidenciam que o potencial é sub explorado, visto que o estado irriga 5,4% de sua área potencialmente irrigável”, diz o especialista.

Ainda de acordo com ele, nos últimos três anos houve incremento considerável da área irrigada. “ Há uma oportunidade considerável para aumento da participação da Lindsay e de seus pivôs Zimmatic nesse mercado”, reforça o diretor.

Os visitantes que estiverem presentes na feira poderão esclarecer dúvidas e conhecer mais sobre as soluções para a irrigação. Durante todo o evento, o time técnico da Lindsay e a área comercial da revenda estarão disponíveis aos produtores. “Nossas soluções encaixam bem no perfil da região, produtores ávidos por tecnologia e com a necessidade de irrigar para garantir/aumentar a produção devido ao cenário de instabilidade climática nas últimas safras”, destaca Carriel.

Detalhes da feira

Há 25 anos, o Showtec é um evento que agrega, em um único local, as novidades do setor com relação a máquinas, equipamentos, insumos, tecnologias que viabilizem o agronegócio e, principalmente, promove a difusão de informações que possibilitam melhor produtividade ao agricultor. Para isso, os temas são abordados pelos maiores especialistas do país em dois locais especialmente construídos para receber o público: a Trincheira Show e a Arena Showtec, cada um com capacidade para receber 300 pessoas.

A adoção de tecnologias no campo e disseminação de conhecimento são a aposta da programação do Showtec 2022, que traz palestras, debates e demonstrações práticas que possam mitigar riscos na produção e elevar resultados, visando manter a alta produtividade existente no país nos últimos anos.  “Como as demais feiras após a pandemia, o retorno da Showtec tem a expectativa de participação do público regional e uma alta procura pelo assunto irrigação devido ao cenário de secas e veranicos ocorridos nas últimas safras da região de Maracaju, Dourados e Rio Brilhante”, finaliza o proprietário da Carriel.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024