Irga realiza roteiro técnico em Capão do Leão/RS

24.01.2011 | 21:59 (UTC -3)

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) realizou nesta sexta-feira, 21 de janeiro, Roteiro Técnico nas lavouras de Carlos Alberto Iribarrem Junior, localizadas no município do Capão do Leão, no Sul do Rio Grande do Sul. Durante visita às estações de difusão do Projeto 10, o principal foco foi o manejo. Entre os temas abordados estiveram cultivares, uso de sementes certificadas, tratamento de sementes, estratégias de adubação, manejo de irrigação e manejo integrado de doenças. Os engenheiros agrônomos do Irga, José Mauro Guma e Daniel Grohs, esclareceram dúvidas dos produtores.

 

Daniel Grohs abordou os cuidados que se deve ter para controlar as doenças, ressaltou a importância de conhecer o histórico da lavoura, a época do plantio, conhecer a variedade da semente e somente após estas informações optar pelo tipo de controle das doenças. “Os fungicidas, quando aplicados de forma incorreta, se tornam ineficientes no manejo de doenças”, destacou Daniel Grohs.

 

Jose Mauro Guma enfatizou que uma semente tratada e certificada possui maior potencial, o que possibilita o melhor estabelecimento da lavoura, diminuindo a incidência de doenças, pragas e daninhas, como o arroz vermelho.

 

O proprietário da lavoura, Carlos Alberto Iribarrem Junior, considerou o roteiro técnico uma oportunidade importante para os produtores tirarem dúvidas sobre o manejo dos cultivos e também trocar experiências.

 

Em torno de 80 produtores compareceram ao evento, entre eles dois orizicultores de Tocantins. Técnicos de empresas de defensivos como Basf, FMC, Milênia, Dow Agrosciences e o diretor da revenda Planfer, José Paulo Machado dos Santos, também participaram do evento.

 

Sedeli Feijó

Grupo Cultivar

sedeli.feijo@grupocultivar.com

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025