Investimento em animal eficiente e de baixo custo é saída para crise de mercado

03.02.2009 | 21:59 (UTC -3)

Pecuaristas brasileiros atentos a oportunidades de mercado e de olho nos preços internos pagos pelo boi já estão antecipando suas compras de tourinhos. Esta tendência verificada na ponta produtiva levou a Fazenda Mundo Novo (Uberaba/MG) - referência em linhagem Nelore Lemgruber - a colocar os tourinhos da safra 2006 à venda.

A relação dos reprodutores, bem como seus preços em arrobas, ou pontos, pode ser obtida diretamente no site da fazenda (

). São 39 animais controlados pela ABCZ, com idade média de 24 meses e pesando cerca de 15,5@.

A adaptação ao ambiente de pasto, fertilidade, aptidão econômica e caracterização racial são os quatro pilares que formam a filosofia de seleção seguida pelos criadores do Nelore Lemgruber. "Com essa ordem de prioridades, oferecemos aos pecuaristas, uma genética plenamente adaptada às nossas condições e, que seja ao mesmo tempo, eficiente e demandando baixos custos de produção", destacou Eduardo Penteado Cardoso, sócio-proprietário da Fazenda Mundo Novo. "Certamente é uma alternativa para investir em momentos de crise".

Cardoso avalia que, para manter a rentabilidade do negócio, onde as receitas são ditadas pelo mercado da arroba de boi, resta aos pecuaristas controlar da melhor forma possível os seus custos de produção, sem perder o foco na eficiência.

Nelore Lemgruber como opção de baixo custo

Presente no Brasil há mais de 130 anos, o Nelore Lemgruber vem sendo criado e selecionado em regime exclusivo de pasto desde sua introdução. Durante esse período, o sangue do Lemgruber foi aprimorado por seus criadores e, hoje, o melhoramento da linhagem tem como prioridades as seguintes características: 1) adaptação ao meio ambiente com a criação a pasto; 2) fertilidade priorizando a precocidade sexual e longevidade reprodutiva; 3) aptidão econômica por meio da habilidade materna, ganho de peso pós-desmama, temperamento, conformação e terminação da carcaça, tolerância a parasitas, conversão alimentar; e 4) características raciais com registros de nascimento e definitivo emitidos pela ABCZ.

Por ser uma linhagem fechada e com pouca influência de outro sangue de Nelore, o Lemgruber proporciona aos seus usuários um ganho adicional de produtividade por causa da heterose (choque de sangue). "Essa heterose é potencializada pelo fato da linhagem ser selecionada geneticamente há muitas décadas, utilizando as mais modernas ferramentas estatísticas existentes através de convenio mantido com a Universidade de São Paulo (USP - Campus de Pirassununga), que elabora anualmente um Sumário de Animais, com DEP's para 14 diferentes características economicamente relevantes.", afirmou Cardoso.

Mais informações sobre a Fazenda Mundo Novo e seus produtos podem ser obtidas no site

.

Fonte: ContatoCom > Comunicação Integrada - [15] 3326-3331

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025