Usina reforça programa de doação de alimentos da Conab
O cultivo do caqui em áreas irrigadas do Submédio do Vale do São Francisco será o tema do Dia de Campo, nesta terça-feira (03/02), em Petrolina/PE. A realização da Embrapa Semi-Árido mostra o caqui como alternativa de negócio para a região, produção do segundo semestre, entre os meses de agosto e dezembro.
No Brasil, o caquizeiro é cultivado em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais. As colheitas ocorrem entre os meses de fevereiro e junho, com produtividade que oscila entre 15 e 35 toneladas por hectare. O mercado nacional volta a ser abastecido em outubro, com a importação da fruta de países como Espanha e Israel, que chegam ao consumidor com preços até quatro vezes maior que os praticados no período da safra dos estados produtores.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Embrapa Semi-Árido Paulo Roberto Coelho Lopes, foi montada uma área de testes com 16 variedades para a pesquisa. As variedades Giombo e Rama Forte serão demonstradas na área em que será realizado o evento de transferência de tecnologia.
Outro bom resultado é a definição de um manejo que consegue produzir caqui em qualquer mês do ano. Para o agrônomo, uma possibilidade técnica como esta deu grande impulso à expansão do negócio da manga e da uva cultivada no Vale do Submédio São Francisco para os mercados interno e externo.
Serviço: Dia de campo cultivo irrigado do caqui
Data: 3 de fevereiro (terça-feira)
Horário: 8 horas às 12 horas
Local: Campo Experimental de Bebedouro, em Petrolina /PE
Mais informações:
Fonte: Mapa -
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura