Adab planeja operações de fiscalização do trânsito nas estradas da Bahia
O Instituto Phytus traz para o mundo rural o livro Doenças na Cultura do Arroz Irrigado. O lançamento ocorreu no dia 8 de outubro, em Santa Maria/RS.
O Rio Grande do Sul é, hoje, o maior Estado produtor de arroz do Brasil, obtendo cada vez maiores produtividades e, consequentemente, gerando grandes safras. Para manter esse patamar de produção, é importante que o orizicultor atente para os cuidados com a lavoura. O livro, uma publicação de suma importância para a região sul do país, elaborado para consulta rápida, aborda o manejo de doenças dessa cultura que desempenha significativo papel socioeconômico para o estado gaúcho.
O livro é resultado do incessante trabalho dos colaboradores e pesquisadores do Instituto Phytus Ricardo Silveiro Balardin, Marcelo Gripa Madalosso, Gerson Dalla Corte, Diego Dalla Favera e Nédio Rodrigo Tormen. Nele, são elencadas 17 doenças, com explicação detalhada sobre seus sintomas e desenvolvimento, bem como as orientações para um manejo adequado. Ao final do livro, também se encontram os estádios de desenvolvimento da planta, através do qual o produtor pode acompanhar o crescimento da lavoura e um texto sobre tecnologia de aplicação de fungicidas. O grande destaque está nas fotos em alta resolução para a identificação das doenças a campo. Uma facilidade pensada para o produtor.
O livro também está disponível no formato mobile. Pensando no público que não deixa a tecnologia de lado, o Instituto preparou uma família de aplicativos chamada Diagnoses Phytus. O primeiro a ser disponibilizado é a versão digital do livro com as doenças do arroz irrigado para tablets e smartphones. O aplicativo será disponibilizado nas plataformas iOS (para iPad, iPhone e iPod Touch) e Android (smartphones e tablets). A versão completa (com todas as doenças) será comercializada via App Store e Google Play. Também será disponibilizada uma versão gratuita com as 8 doenças mais comuns: Tombamento, Brusone, Mancha Parda, Mancha Estreita, Escaldadura, Mancha Circular, Mancha das Glumas e Cárie. Além destas versões, também há uma versão direcionada a empresas.
Segundo Clarice Rubin Balardin, diretora do Instituto Phytus, as áreas de comunicação e inovação fazem parte da missão do Instituto, o qual busca constantemente soluções eficazes para os problemas encontrados pelo produtor rural no seu dia a dia.
O aplicativo “Diagnoses Phytus – Arroz” foi desenvolvido pela Phytus Comunicação em parceria com os autores do livro e com o Instituto Phytus. O livro e os aplicativos podem ser acessados via
.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura