Instituições preparam Dia do Algodão dos Chapadões

11.03.2009 | 20:59 (UTC -3)

A Ampasul recebeu nesta quarta-feira (11/03) em sua sede, em Chapadão do Sul, representantes e Presidentes da Agopa, Abrapa, Fundação Chapadão, Fundacão GO, Embrapa Agropecuária Oeste e Embrapa Algodão, para consolidarem a parceria para realização do Dia do Algodão dos Chapadões. O evento deve ser realizado na primeira quinzena do mês de julho.

O presidente da Ampasul, Walter Schlatter, disse estar muito contente por ter conseguido que as associações dos Estados de Goiás e Mato Grosso do Sul pudessem se unir em busca de um único objetivo que é divulgar o Algodão dos Chapadões, mostrando sua qualidade e diferença entre os demais. "Quando a Ampasul idealizou este evento em parceria com a Fundação Chapadão, o primeiro foi realizado em 2007 na região de Costa Rica e o segundo em 2008 em Chapadão do Sul, o sucesso foi tanto que hoje passamos a fronteira de Mato Grosso do Sul e vamos realizar o terceiro evento na região de Chapadão do Céu, em nosso estado vizinho de Goiás", destacou.

O evento deve reunir cerca de 800 pessoas, entre produtores, técnicos, pesquisadores, tradings, indústrias e demais segmentos da cadeia do algodão do centro-oeste e do Brasil. Em visita à fazenda Serrinha em Chapadão do Céu, onde será realizada a abertura da colheita da safra 2009, os parceiros tiveram a oportunidade de discutir a dinâmica do Dia do Algodão nos Chapadões que terá foco principal a busca da sustentabilidade da cultura do Algodão na região dos Chapadões.

A Fundação Chapadão apresentou aos parceiros os trabalhos que foram implantados a campo, mostrando 11 cultivares de algodão plantadas nos espaçamento de 80cm e 45cm, o espaçamento adensado será a grande vedete do evento, pois os produtores buscam alternativas para a viabilidade da cultura, afirma o pesquisador da Fundação Chapadão.

Jefferson Luis Anselmo

Engo Agro MSc. Pesquisador da Fitotecnia da Fundação Chapadão

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025