Previsão de chuva em seis estados
A agricultura reage com muita velocidade a preço e mercado, disse, há pouco, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, ao comentar o crescimento de 5,8% da agropecuária em 2008. O número foi divulgado, nesta terça-feira (10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Os preços estavam bons, pelo menos até o momento da decisão do plantio. Também tivemos um ano climático muito favorável”, explicou Stephanes.
Sobre o desempenho do setor, após o início da crise financeira mundial, em setembro, o ministro afirmou que a agricultura não pode parar. “A indústria rapidamente diminui sua linha de produção, dá férias coletivas. Pela própria característica da atividade, o agricultor tem que continuar plantando”.
Stephanes lembrou também que, em momento de crise, o alimento é último item a se restringir. “Além disso, muitos mercados vão continuar crescendo. A China e a Índia vão continuar crescendo. O que se pode ter é ,momentaneamente, uma diminuição de estoques”, completou.
PIB - De acordo com o IBGE, em 2008, a agropecuária foi a atividade que apresentou maior crescimento. A pesquisa mostra que trigo (+47,5), café em grão (+25,0%), cana (+19,2%), milho em grão (+13,3%), arroz (+9,7%), feijão (+5,0%) e soja (+3,4%) foram os produtos que mais contribuíram para o desempenho positivo da atividade.
Conforme o instituto, o PIB brasileiro cresceu 5,1% em 2008 alcançado R$ 2,9 trilhões. Depois da agropecuária, serviços (4,8%) e indústria (4,3%) foram os setores que tiveram maior impacto no valor do PIB no ano passado.
Saiba mais no site
Fonte: Mapa -
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura