Diferente do levantamento nacional no Tocantins a estimativa continua de crescimento da safra de grãos
O reconhecido Instituto de Ensino Alemão para Técnicas Agrícolas da cidade de Nienburg (DEULA-Nienburg) poderá ser parceiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em futuros projetos. O assunto foi tema de um encontro com a chefe do Departamento de Relações Internacionais da instituição alemã, Yuliana Baranova, e o diretor de Comércio Exterior e Feiras da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Ricardo Castanho, nesta quarta-feira (11/3), em Brasília.
Segundo a chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do SENAR, Andréa Barbosa Alves, serão analisadas possíveis cooperações com a DEULA em várias áreas, como na educação formal, em estágios para os alunos da Faculdade CNA, no treinamento de instrutores e até na organização de visitas técnicas à Alemanha. “Vamos aguardar as propostas que serão encaminhadas e verificar as possibilidades. Eles são flexíveis e podem nos ajudar em programas aqui no Brasil também. Além disso, desejam fazer um Centro Internacional e estão procurando parceiros”, ressalta.
Durante o encontro os participantes trocaram informações sobre a estrutura e a atuação das instituições nos seus respectivos países e identificaram pontos comuns que poderão ser trabalhados em conjunto. Também participaram da reunião a coordenadora de Formação Inicial e Continuada (FIC) do SENAR, Fabiana Márcia de Rezende Yehia, e o coordenador técnico do Programa CNA Jovem, Marcelo Rebello Mendonça.
DEULA-Nienburg
O Instituto é um centro profissionalizante para especializações em setores agrícolas, localizado na cidade de Nienburg, na Alemanha. Desde 1962, o DEULA forma especialistas em cultivo animal e de plantas, economia agrária e agricultura, em modernas salas de treinamento de 9 mil metros quadrados. Mas a sua principal característica está nos intensivos seminários de aprendizado e no treinamento prático.
Um dos destaques é o programa de estágio que já foi concluído por participantes de vários países. O projeto oferece ao aluno um conhecimento especializado dentro dos padrões atuais que são aplicáveis nos pontos de vista econômico e de produção, com o intuito de promover a otimização da produção agrícola.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura