New Holland realiza parceria estratégica com a Semeato
Nas últimas safras os produtores de café que usaram o inseticida Altacor, da DuPont, conseguiram um feito que havia muito tempo não se mostrava possível: aumentar a eficácia do controle do bicho-mineiro com residual. Altacor trouxe ao cafeicultor uma nova proposta para controle de pragas, principalmente do bicho-mineiro, que é muito comum em regiões de cerrado.
“Altacor ajudou o produtor a fortalecer a qualidade e a produtividade do café em várias regiões de cultivo. Isso faz com que esse agricultor perceba valor em nosso produto. Altacor mudou de verdade o conceito de controle de pragas na cafeicultura”, resume o engenheiro agrônomo e pesquisador da DuPont, Fábio M. de Andrade Silva.
O gerente de marketing da companhia para cafeicultura, Luiz Wanderley Braga, acrescenta que o controle do bicho-mineiro é o principal alvo de Altacor, cuja utilização na cultura deverá novamente crescer em sua terceira safra depois de lançado. O novo inseticida também registra resultados expressivos nas culturas cana-de-açúcar, arroz, maçã e pêssego.
Fábio Silva enfatiza que o novo inseticida se constitui num insumo de última geração. Desenvolvido a partir de uma nova classe química chamada Diamidas Antranílicas, cujo ingrediente ativo é o Clorantraniliprole®, é usado em baixas doses e com menor impacto ao homem e ao meio ambiente, quando seguidas as orientações da bula. “Para o produtor tirar o máximo proveito da ação de Altacor™ na cafeicultura, nós recomendamos um programa de aplicação com intervalo mínimo de 45 dias”, assinala Fábio Silva.
De acordo com o técnico, Altacor exigiu vários anos de pesquisas antes de chegar à cafeicultura. “O produto resulta da inovação e da diretriz global da DuPont, que investe em soluções tecnológicas em favor de uma agricultura mais produtiva e sustentável”, afirma Fábio Silva.
Ele destaca também outros atributos do novo Altacor, como sua ação rápida e o longo período de controle ou residual, além da resistência às chuvas. “Importante lembrar que o Altacor é um inseticida com perfil ambiental mais favorável, altamente seletivo aos inimigos naturais das pragas que controla e por isso ideal nos programas de Manejo Integrado de Pragas (MIP)”, complementa. “Seu modo de ação provoca uma parada alimentar na praga, que diminui os danos nas folhas do cafeeiro”, finaliza Silva.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura