Inseticida à base de Flubendiamida 222 revela-se eficaz no controle da broca-da-cana-de-açúcar

Ingrediente ativo resultante de uma nova molécula química é a base do inseticida de marca Takumi, da Sipcam Nichino, lançado há pouco mais de um ano e posicionado entre as ferramentas no controle dessa praga

22.02.2022 | 13:48 (UTC -3)
Fernanda Campos
Ingrediente ativo resultante de uma nova molécula química é a base do inseticida de marca Takumi, da Sipcam Nichino, lançado há pouco mais de um ano e posicionado entre as ferramentas no controle dessa praga. - Foto: Wenderson Araujo/CNA
Ingrediente ativo resultante de uma nova molécula química é a base do inseticida de marca Takumi, da Sipcam Nichino, lançado há pouco mais de um ano e posicionado entre as ferramentas no controle dessa praga. - Foto: Wenderson Araujo/CNA

Pouco mais de um ano após chegar ao mercado, o inseticida Takumi, distribuído pela Sipcam Nichino Brasil, tornou-se reconhecido positivamente por agrônomos ligados ao setor sucroenergético. De acordo com especialistas, a tecnologia agregada ao produto reduz em escala relevante populações da broca-da-cana (Diatraea saccharalis), além de impedir a eclosão de um número elevado de ovos que inserem a praga nos canaviais.

Em safras recentes, houve períodos em que a broca-da-cana chegou a quase 70% das regiões produtoras de açúcar, etanol e energia, conforme recorda a engenheira agrônoma Carulina Oliveira, gerente de cultivos da Sipcam Nichino Brasil. Órgãos de pesquisa como o IAC – Instituto Agronômico, informam que os danos mais severos da praga ocorrem no interior do colmo da cana-de-açúcar, com reflexo na redução do peso e na qualidade da matéria-prima.

“Na safra 2021-22, áreas comerciais e experimentais permitiram comprovar a ação rápida e eficaz de Takumi sobre a broca-da-cana”, enfatiza Carulina. “Estamos hoje preparados para atender à demanda pelo produto, que deverá aumentar no ciclo 2022-23.” Conforme Carulina, o inseticida Takumi tem como ingrediente ativo a Flubendiamida 222, uma molécula de última geração resultante de vários anos de investimentos da Nihon Nohyaku (Nichino) Japão.

Carulina Oliveira, gerente de cultivos da Sipcam Nichino Brasil
Carulina Oliveira, gerente de cultivos da Sipcam Nichino Brasil

“Trata-se de um inseticida de alta tecnologia e alto desempenho, específico para manejo de lagartas de difícil controle, a exemplo da broca-da-cana”, resume. Ela adianta que estudos atrelados ao produto, liderados pela empresa e por pesquisadores do IAC e da Universidade de São Carlos, (UFSCar), indicaram que a Flubendiamida 222 reduziu a infestação da praga de 10% para 1% a população da broca em canaviais estratégicos do setor sucroenergético, “um desempenho de duas a quatro vezes maior do que o do chamado tratamento do produtor”.

Carulina acrescenta ainda que os mesmos estudos apontaram que o inseticida Takumi impediu a eclosão de quase 50% de ovos da broca-da-cana encontrados numa lavoura pertencente a uma empresa do setor sucroenergético. Ela ressalta também que o produto age rapidamente sobre a praga logo após a aplicação, por ação de contato ou ingestão: a lagarta para de se alimentar e morre em até três dias. Outra característica do produto, diz Carulina, é a formulação suspensão concentrada (SC), considerada uma inovação nesse segmento de mercado.

“Takumi é seletivo aos inimigos naturais da broca-da-cana e ideal à prática do manejo de resistência dessa praga aos inseticidas em linha. Tem bom encaixe ainda nas estratégias do MIP ou manejo integrado de pragas, que combinam controle químico e controle biológico”, finaliza Carulina Oliveira.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024