​Inscrições para Curso Técnico em Agronegócio Ead do SENAR-RS abrem dia 04/07

Serão oferecidas 80 vagas no Polo de Cruz Alta e as aulas começam dia 10/08

04.07.2016 | 20:59 (UTC -3)
Senar

Primeiro programa de educação formal do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS) no Estado, o Curso Técnico em Agronegócio gratuito estará com inscrições abertas para duas novas turmas no Polo de Cruz Alta a partir do dia 04/7. Serão oferecidas 80 vagas. O curso, realizado na modalidade semipresencial, é promovido em parceria com a Rede e-Tec Brasil. O prazo de inscrições para o processo seletivo encerra-se em 26/7 e as provas serão realizadas no período de 08/7 a 29/7.

Cruz Alta é o primeiro Polo de Apoio do SENAR-RS. A estrutura está localizada no parque do Sindicato Rural de Cruz Alta, parceiro da entidade na realização do curso. Com aproximadamente 450 m², o polo atende às exigências do MEC e possui salas de aula, sala de informática, secretaria, auditório e área de convivência. O local também servirá como um centro de atividades do SENAR-RS voltadas ao produtor rural e parceiros.

Das 1.230 horas/aula do curso, 80% são realizadas na modalidade EaD. O restante da carga horária é distribuído em aulas presenciais no Polo de Cruz Alta e visitas técnicas a propriedades rurais e agroindústrias. O programa tem duração total de dois anos e conta com a parceria do Sindicato Rural do município. De acordo com o cronograma, a divulgação do gabarito preliminar das provas ocorrerá em 01/8 e o gabarito oficial sairá no dia 04/8, quando também será divulgado o resultado do processo seletivo.

As matrículas devem ser feitas no período de 04/8 a 09/8 pela internet. O resultado da segunda chamada será conhecido em 10/8 e as matrículas desses candidatos devem ser efetuadas até 11/8. As aulas das novas turmas terão início dia 10/8 pela plataforma e o primeiro encontro presencial já está marcado para o dia 13/8.

A capacitação de quem vive do agronegócio foi um dos motivadores dos primeiros participantes do curso, principalmente aqueles que querem administrar melhor suas propriedades. É o caso de Milton Augusto Müller, 40 anos e casado. Ele mora na cidade de Dom Pedrito, mas trabalha na propriedade no interior do Município, com pecuária de corte. Ele ingressou no curso com “a expectativa de conseguir colocar em prática uma gestão mais profissional no negócio, pois a empresa é familiar, e melhorar a relação com o mercado através das informações atualizadas sobre o segmento”. Müller comenta que na região da Campanha, onde predomina a pecuária de corte e o cultivo do arroz, a agricultura vem ganhando espaço, sobretudo as lavouras de soja, por isso quer obter mais informações sobre essas atividades. Mesmo precisando percorrer 420 km para ir a Cruz Alta, faz esse esforço porque acredita num retorno de aprendizagem.

Moradora de Panambi, Maria Raquel de Andrade Ahlert, 49 anos e casada, possui propriedade rural em Condor. Ela possui curso Técnico em Contabilidade e é confeiteira, mas como trabalha também com criação de gado de corte e ovinocultura na chácara da família, resolveu aprimorar seu conhecimento sobre agronegócio. “Todo saber é válido e vou tentar tirar o melhor dessa experiência. É só a partir do conhecimento que vamos aprender a produzir mais, melhorar a renda familiar e a vida como um todo, o que está em volta da gente”. Maria elogia a iniciativa do SENAR. “É uma oportunidade muito importante para trazer o crescimento como pessoa e à comunidade, para as pessoas melhorarem sua sustentabilidade”.

Importante: as inscrições devem ser feitas pelo site http://etec.senar.org.br.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024