Inscrições abertas para mestrado e dutorado em biotecnologia

10.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

O Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) está oferecendo cursos de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia (Strictu Sensu).

Estes cursos são destinados à formação de profissionais com domínio em tecnologias inovadoras para o desenvolvimento de processos e de produtos biotecnológicos inovadores, de uso estratégico na agroindústria, indústrias farmacêutica, química e biomédica.

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia foi estruturado para receber graduados nas áreas de Ciências da Saúde, Biológicas, Exatas, Agrárias, Engenharias e Tecnologias, como biólogos, biotecnólogos, farmacêuticos, médicos, nutricionistas, odontologistas, fisioterapeutas, químicos, agrônomos, veterinários, engenheiros, matemáticos, analistas de sistemas e profissões correlatas.

Os cursos de Mestrado e Doutorado, credenciados e conceituados pelo Conselho de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). O corpo docente é composto por professores doutores, formados nas principais universidades do país e do exterior, com comprovada experiência em suas áreas de atuação, em sua maioria detentores de produtividade em pesquisa pelo CNPq.

As áreas de concentração abrigam linhas de pesquisa voltadas ao atendimento de demandas do setor de Saúde, Meio Ambiente e da Agroindústria, tais como: validação de eficácia, segurança e controle de qualidade de medicamentos fitoderivados e cosméticos; desenvolvimento de produtos fitoterápicos e fitocosméticos; desenvolvimento de métodos e kits de diagnose de doenças; controle e monitoramento de processos fermentativos, produção de biofertilizantes e biodefensivos; desenvolvimento de métodos e kits de diagnose e controle de pragas; produção de plantas sadias através de propagação clonal, além de abordagens com uso de técnicas de biologia molecular, bio-informática e química de produtos naturais.

A obtenção do título de mestre (prazo máximo dois anos) ou doutor (prazo máximo quatro anos) requer o cumprimento de créditos em disciplinas e a elaboração de uma dissertação (mestrado) ou tese (doutorado) relativa ao trabalho experimental realizado. O programa oferece disciplinas de terça à sexta-feira (diurno e/ou noturno) e aos sábados (diurno), algumas obrigatórias e outras de livre escolha do aluno juntamente com seu orientador, a serem cursadas segundo a necessidade e disponibilidade do aluno.

Os temas abordados nos projetos de mestrado ou doutorado são direcionados à busca de soluções para problemas que afetam a saúde humana, saúde animal, produtividade agrícola, produtividade industrial e conservação, uso sustentado e biorremediação do meio-ambiente. Projetos de cooperação técnico-científicos em parcerias com empresas poderão ser discutidos e funcionários de empresas poderão realizar parte das atividades práticas nas dependências da própria empresa, sob orientação de pesquisadores do programa.

As inscrições para o Processo Seletivo para a XIII turma de Mestrado e II turma de Doutorado em Biotecnologia estarão abertas até 26 de agosto de 2009, com seleção dos candidatos marcada para o dia 28 de agosto de 2009.

Agendamento de visitas as unidades de pesquisa e informações sobre o curso poderão ser obtidas através dos fones (16) 3603-6774 ou 3603.7010,

e

(cursos – pós-graduação – strictu sensu - Biotecnologia).

Fonte: UNAERP -

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025