inpEV comemora conquistas na Show Rural Coopavel

Instituto acaba de completar 20 anos e alcançar número recorde de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas

09.02.2022 | 14:44 (UTC -3)
Adriane Froldi

Após dois anos de pandemia, o inpEV, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, está marcando presença em um dos maiores eventos do setor, a Show Rural Coopavel, que será realizada até 11 de fevereiro, em Cascavel (PR).

A participação – uma iniciativa conjunta com associações e revendedores do Paraná – celebra os 20 anos do Instituto e a marca histórica de mais de 650 mil toneladas de embalagens pós-consumo de defensivos agrícolas destinadas corretamente durante duas décadas, o que equivale a 94% do total de embalagens primárias comercializadas no Brasil.

Fabio Macul, coordenador regional de Operações do inpEV, destacou que este número mostra o sucesso da atuação do Instituto como gestor do Sistema Campo Limpo, programa de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Sob a gestão do inpEV, que representa as indústrias de defensivos agrícolas, o Sistema se tornou líder mundial e referência para outras indústrias. “Este êxito é resultado da integração de fabricantes, importadores, registrantes, agricultores, distribuidores e o poder público”, diz.

Durante o evento, os produtores rurais e os profissionais do agro poderão conhecer, no stand do Instituto, a trajetória do inpEV e o caminho percorrido pelas embalagens de defensivos, da compra ao processo de transformação, inclusive com a exposição de artefatos produzidos com a reciclagem desse material. 

De acordo com Macul, nesta edição da Show Rural Coopavel, o inpEV busca resgatar a história do Sistema e sua contribuição para tornar o agronegócio brasileiro mais sustentável e referência internacional. “Compartilhar e preservar este legado é uma das missões do Instituto, tanto que inaugurou em dezembro de 2021 o Museu do Sistema Campo Limpo, o primeiro dedicado à logística reversa do setor”, explica. 

Localizado em Guariba, interior de São Paulo, o Museu permite que os visitantes conheçam, de forma lúdica e interativa, as etapas da operação, benefícios e os resultados obtidos ao longo de duas décadas, incluindo as primeiras campanhas de divulgação e conscientização. 

“Queremos incentivar o público a visitar o Museu do Sistema Campo Limpo, uma vez que ele é único no país”, finaliza.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024