Produtores aprendem a reconhecer agentes naturais de controle de pragas
Diferenciar insetos que fazem o controle biológico de outros que são os vilões das lavouras é um grande desafio para qualquer produtor rural
Nos dias 13 e 14 de julho a DuPont Proteção de Cultivos participa da 12º Insectshow – seminário sobre controle de pragas da cana -, que acontece no Centro de Convenções de Ribeirão Preto (SP). Organizado pelo Grupo IDEA, o evento é uma oportunidade para a atualização profissional e a difusão de tecnologias para controle de pragas da cana-de-açúcar. A agenda contempla casos de sucesso observados nas usinas envolvendo controle químico e biológico e cultural e apresentações conduzidas por renomados pesquisadores.
No dia 13 de julho, a partir de 9h40, o engenheiro agrônomo da DuPont do Brasil, Fábio Carvalho, abordará o tema A evolução da tecnologia de controle da broca-da-cana: opções efetivas de manejo. O foco da companhia será o método inovador desenvolvido por seus pesquisadores para reduzir a pressão da broca-da-cana. De acordo com a DuPont, a aplicação do inseticida Altacor no sulco de plantio da cana-de-açúcar garante o desenvolvimento inicial livre de brocas e outras pragas. “A planta cresce sem incidência de insetos por mais de 150 dias”, revela o engenheiro agrônomo Christian Menegatti, gerente de marketing.
Ele acrescenta que nas usinas que empregam a meiosi – método que consiste em intercalar outras culturas com o canavial -, o uso de Altacor na etapa de plantio também favoreceu a produção de mudas sadias, livres da broca.
Altacor é um agroquímico pertencente à classe das diamidas antranílicas, originário da molécula de última geração Rynaxypyr. O produto conta com perfil ambiental favorável, baixa toxicidade, alta potência inseticida, ação rápida e prolongado período de controle. No tratamento convencional, a DuPont recomenda realizar uma aplicação do inseticida na safra, tão logo constatada a presença da broca.
Segundo Menegatti, um programa de manejo que visa a qualidade da matéria-prima dos canaviais também estará em foco no estande da empresa, baseado nos agroquímicos Altacor, Aproach Prima, Curavial e FRONT.
O executivo adianta que o fungicida Aproach Prima constitui um insumo de ponta, empregado no tratamento foliar da cana-de-açúcar, para controle da ferrugem alaranjada. Já Curavial possibilita ao produtor acelerar a maturação da cana-de-açúcar, bem como elevar os níveis de ATR no final da safra. No segmento de controle de plantas daninhas, o destaque da companhia será o herbicida FRONT, recomendado para a época seca. Este produto, diz Menegatti, age sobre um amplo espectro de ervas: braquiárias, capim-colonião, complexo de digitárias, complexo de cordas-de-viola e outras.
Serviço
12º Insectshow
Data: 13 e 14 de Julho
Local: Centro de Convenções de Ribeirão Preto (Rua Bernardino de Campos, 999 – Centro)
Informações:http://www.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura