Mandioca BRS Jacundá promete triplicar produtividade no Amazonas
Cultivar será lançada em outubro em Manaus e pode fortalecer economia rural e segurança alimentar no estado
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou hoje (7/10) a previsão do tempo até o próximo dia 13. De acordo com o instituto, não deverão ocorrer grandes volumes de chuva em regiões como o Norte e Nordeste, em contraste com o Centro-Oeste, Sudeste e Sul, que têm previsão para aumento da chuva. Algumas áreas do país também devem registrar baixa umidade relativa do ar, com níveis chegando a 25%.
Na Região Norte, áreas de instabilidade deverão se concentrar em grande parte da Região, especialmente no Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia e oeste do Pará, os volumes podem superar 80 mm. Em contraste, em grande parte do Pará, Amapá e norte do Tocantins são esperadas apenas chuvas isoladas, com volumes em torno de 10 mm. Em grande parte do Tocantins não há previsão de chuva ao longo da semana, e com tendência de permanência de baixa umidade relativa do ar, que poderá atingir níveis inferiores a 25%.
Em grande parte da Região Nordeste não há previsão de chuva para esta semana, além disso, são esperados baixos índices de umidade relativa do ar, especialmente no Piauí, oeste da Bahia, grande parte do Ceará e oeste da Paraíba e Rio Grande do Norte, onde os valores ficam abaixo de 30%. Já no litoral leste da Região Nordeste e em parte do Maranhão, são esperadas chuvas rápidas e localizadas, os volumes permanecem abaixo de 10 mm.
Na Região Centro-Oeste, a previsão indica aumento da chuva em parte da Região ao longo da semana, especialmente no sul do Mato Grosso do Sul e noroeste do Mato Grosso, nessas áreas, os volumes previstos devem oscilar entre 20 mm e 50 mm. Nas demais áreas do Centro-Oeste, são esperados baixos acumulados de chuva, com pancadas rápidas e localizadas. Destaca-se, também, a previsão de umidade relativa abaixo de 30% durante a semana, principalmente em Goiás, Distrito Federal e leste do Mato Grosso.
Para a Região Sudeste, a previsão indica aumento da chuva para esta semana, especialmente em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. O avanço de uma frente fria deve favorecer acumulados de até 70 mm, principalmente em áreas da divisa de São Paulo com o Paraná. Não se descarta a possibilidade de temporais localizados com raios, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo. Por outro lado, no noroeste de Minas Gerais, a previsão é de pouca chuva e umidade relativa abaixo de 30%.
Para a Região Sul, a semana inicia com a passagem de uma frente fria, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva que podem ser localmente fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento. Os maiores acumulados de chuva ao longo da semana são previstos para o Paraná, os volumes podem superar 100 mm. No fim de semana, a chuva deve voltar a ganhar força em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nessas áreas, também são esperados acumulados expressivos até o dia 13 de outubro, os volumes podem superar 80 mm em áreas do centro do Rio Grande do Sul.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura