Evento marca a Abertura Oficial da Colheita do Trigo no RS

Área cultivada no estado está projetada em 1,2 milhão de hectares, queda de 10% em comparação a 2024

06.10.2025 | 17:26 (UTC -3)
Fenatrigo, edição Revista Cultivar
Foto: Jean Maidana
Foto: Jean Maidana

Neste final de semana, a Abertura Oficial da Colheita do Trigo no estado do Rio Grande do Sul foi realizada na Agropecuária São João, em Cruz Alta. O evento integrou as ações da XVIII Fenatrigo e reuniu produtores, autoridades, pesquisadores e representantes de diversas entidades ligadas ao agronegócio, celebrando a força, a tradição e a inovação da produção tritícola gaúcha. 

De acordo com estimativas da Emater-RS, a área cultivada no Estado está projetada em 1,2 milhão de hectares, queda de 10% na comparação com 2024. A projeção de produtividade está em 2.997 kg/ha. Essa projeção indica a produção de 3,59 milhões de toneladas em 2025, ante 3,7 milhões em 2024, segundo os dados do órgão.

“Cruz Alta tem uma relação histórica e afetiva com o trigo, cultura que representa não apenas a força do nosso agronegócio, mas também o trabalho e a esperança de milhares de famílias. É uma alegria ver nossa cidade, mais uma vez, sendo palco de um evento que valoriza quem faz o alimento chegar à mesa e move a economia do Estado. A colheita é símbolo de prosperidade e de gratidão ao produtor rural, que planta, acredita e colhe com fé no futuro”, destacou a prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto.

O presidente da XVIII Fenatrigo, Gustavo Jung Bilibio, ressaltou o trabalho dos produtores e a importância da feira. “A Fenatrigo nasceu da força do trigo e do compromisso de Cruz Alta com o desenvolvimento do agronegócio. Estar aqui hoje, participando da Abertura Oficial da Colheita do Trigo, é um momento de enorme significado para todos nós que acreditamos no campo, na pesquisa e na inovação. Realizar esse evento reafirma o compromisso da feira com o desenvolvimento do agronegócio e com os produtores que fazem do Rio Grande do Sul um exemplo de produtividade e inovação”, concluiu.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025