Inmet: previsão do tempo entre os dias 14 e 21 de julho

Semana começa com tempo seco e queda nas temperaturas em várias regiões do país

14.07.2025 | 15:02 (UTC -3)
Inmet, edição Revista Cultivar

A semana entre os dias 14 e 21 de julho será marcada por tempo seco e temperaturas em declínio em diversas regiões do Brasil, segundo boletim divulgado nesta segunda-feira (14/7) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão indica chuvas volumosas apenas em áreas específicas da Região Norte, enquanto a maior parte do país deve enfrentar condições de estiagem, baixa umidade relativa do ar e risco de geada.

Figura 1: previsão de chuva acumulada (14 a 21 de julho de 2025); fonte: Inmet
Figura 1: previsão de chuva acumulada (14 a 21 de julho de 2025); fonte: Inmet

Na Região Norte, as instabilidades devem se concentrar em Roraima e no extremo noroeste do Amazonas e Pará, com acumulados que podem ultrapassar os 100 mm, especialmente na região da “Cabeça do Cachorro” (AM) e no litoral norte de Roraima. Em contrapartida, não há previsão de chuva para o Acre, Rondônia, sul do Amazonas e do Pará, e Tocantins, onde a umidade relativa do ar pode cair abaixo dos 30% no dia 18, aumentando o risco de incêndios florestais.

No interior do Nordeste, o tempo seco também predomina, com destaque para o sul do Piauí, Maranhão e oeste da Bahia, que terão os menores índices de umidade da semana. Pequenas áreas do litoral de Sergipe, Alagoas e norte do Maranhão podem receber volumes acima de 20 mm.

A Região Centro-Oeste permanecerá com tempo estável durante toda a semana, sem previsão de chuvas. A umidade relativa do ar deve atingir níveis críticos, especialmente no centro e sul do Mato Grosso do Sul, a partir do dia 16. Situação semelhante ocorre no Sudeste, onde o tempo seco predomina, com exceção de áreas do litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, que podem ter acumulados inferiores a 3 mm. A partir do dia 16, a umidade deve cair abaixo dos 40% em quase todo o estado de São Paulo, sul e oeste de Minas Gerais.

Na Região Sul, o tempo segue relativamente seco, com acumulados de até 30 mm previstos para o oeste e litoral sudeste do Rio Grande do Sul. Santa Catarina e o sul do Paraná podem registrar volumes de até 10 mm. A chegada de uma baixa pressão a partir do dia 17 deve aumentar a umidade em parte do território, mas também provocar queda acentuada nas temperaturas, especialmente no Paraná.

Temperaturas caem e há risco de geada no Sul

Figura 2: previsão de temperatura máxima para o dia 20 de julho de 2025 às 15h (horário de Brasília); fonte: Inmet
Figura 2: previsão de temperatura máxima para o dia 20 de julho de 2025 às 15h (horário de Brasília); fonte: Inmet

As temperaturas máximas devem se manter elevadas no centro-norte do país, com destaque para o norte do Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Piauí, onde os termômetros podem ultrapassar os 35°C, especialmente no dia 20. No entanto, no Sul e Sudeste, o avanço de uma massa de ar frio provocará declínio acentuado nas temperaturas mínimas ao longo da semana.

Há previsão de geadas em áreas de maior altitude do sul do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com mínimas abaixo dos 6°C. Em partes do Sudeste, como o centro-sul de Minas Gerais e São Paulo, os termômetros podem cair abaixo dos 10°C entre os dias 19 e 20 de julho.

As condições exigem atenção de produtores rurais para os riscos associados à baixa umidade do ar, possibilidade de queimadas e geadas, que podem impactar diretamente culturas sensíveis e o manejo de pastagens.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025