Inmet: previsão do tempo entre os dias 13 a 19 de janeiro de 2026

Passagem de sistemas transientes próximos às regiões Sul e Sudeste favorece a ocorrência de tempestades

13.01.2026 | 08:28 (UTC -3)
Inmet, edição Revista Cultivar

Nesta semana, a passagem de sistemas transientes próximos às regiões Sul e Sudeste favorece a ocorrência de tempestades, elevando os acumulados de chuva entre o litoral de Santa Catarina e o sul de Minas Gerais, incluindo os estados do Paraná e de São Paulo, com volumes que podem superar 200 mm em sete dias. Além disso, a confluência de umidade orientada entre as regiões Norte e Sudeste favorece a ocorrência de chuvas volumosas no Amazonas, Pará, leste do Mato Grosso do Sul e sul de Goiás.

Na Região Norte, os maiores volumes de chuva deverão se concentrar no oeste do Amazonas. No Amapá, o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorece acumulados superiores a 150 mm nos próximos 7 dias. Outra área de destaque é o sul do Pará com volumes também superiores a 150 mm previstos. Já a umidade relativa do ar mínima, de maneira geral, seguirá com índices elevados na maior área da Região Norte (igual ou acima de 60%) à exceção do norte do Pará, Roraima e sudeste do Tocantins, onde poderá atingir níveis menores, em torno dos 30-40% ao longo da semana.

Em praticamente toda a Região Nordeste a previsão é de ausência de chuvas nesta semana, exceto no sul do Maranhão e de maneira isolada no oeste da Bahia e no Piauí. Também são esperados índices de umidade relativa do ar relativamente mais baixos nas áreas do interior da região, abaixo dos 30% principalmente no Sertão. Na faixa litorânea a umidade deve ficar em torno dos 50% durante o período da tarde.

Na Região Centro-Oeste, espera-se chuvas volumosas principalmente no norte de Mato Grosso, oeste do Mato Grosso Sul e sul de Goiás, pontualmente podendo superar os 100 mm em 7 dias. Nas demais áreas da Região os volumes esperados ficam abaixo dos 70 mm durante a semana. Destaca-se, também, a previsão de umidade relativa mínima em torno de 30%-40% no sul de MT, noroeste do MS e norte de GO, incluindo o DF.

Para a Região Sudeste, a previsão indica um cenário bastante chuvoso para São Paulo e sul de Minas Gerais, devido a aproximação de sistemas transientes pelo Atlântico. E menores volumes no Rio de Janeiro, Espírito Santo e nordeste de MG, pelo posicionamento persistente da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) que deve impedir o avanço de sistemas ao leste da Região. Por isso, espera-se menores índices de umidade relativa mínima do ar, de 30%, em praticamente toda a semana no RJ, ES e centro-norte de MG.

Para a Região Sul, há previsão de chuvas durante toda a semana, inicialmente na poção mais norte, nos estados do Paraná e de Santa Catarina. Destaca-se grandes volumes de chuva no litoral desses estados, com acumulados totalizando de 150 mm a 200 mm na semana. O Rio Grande do Sul deve ver as primeiras pancadas a partir do fim de semana, com a passagem de outros sistemas que interagem com áreas de instabilidade continentais. O oeste de SC e o RS como um todo devem apresentar um cenário mais seco, com valores mínimos de umidade relativa do ar abaixo dos 40%.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp