Novas tecnologias destacam-se na Agritechnica 2023
Feira realizada na cidade de Hanôver apresentará a produtores e técnicos formas alternativas de realizar trabalhos; um dos focos está nas mudanças climáticas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu hoje (10/7), a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 10 e 17 de julho de 2023, os maiores acumulados são previstos no noroeste do País, além de áreas da Região Sul (tons em amarelo e vermelho no mapa da figura 1).
Já em áreas centrais do Brasil, interior da Região Nordeste e sul da Região Norte, há previsão de predomínio de tempo seco em toda a semana (tons em branco e azul no mapa da figura 1).
Confira, a seguir, a previsão do tempo detalhada para cada região do Brasil nas próximas duas semanas.
Região Norte: são previstos volumes de chuva maiores que 20 milímetros (mm) no extremo norte, que podem ultrapassar 50 mm em áreas do noroeste do Amazonas e norte de Roraima, devido ao calor e alta umidade. Nas demais áreas, como em Rondônia, Acre, Tocantins e sul da região haverá predomínio de tempo seco e sem chuva.
Região Nordeste: a previsão é de baixos acumulados de chuva no extremo norte do Maranhão. Já no litoral da costa leste, incluindo áreas do Sealba (Sergipe, Alagoas e nordeste da Bahia) o tempo segue instável e com previsão de chuva durante a semana, por conta do transporte de umidade vindo do oceano. Nas demais áreas, como no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e interior e norte da região, a previsão é de tempo estável e seco em toda a semana.
Regiões Centro-Oeste e Sudeste: a persistência de uma massa de ar seco deixará o tempo estável e sem chuva nas regiões, com possível aumento da nebulosidade no meio da semana. Além disso, podem ser registrados baixos valores de umidade relativa do ar, chegando a valores inferiores a 30% principalmente no Centro-Oeste e centro e norte de Minas Gerais.
Região Sul: a formação de um ciclone extratropical a partir do dia 12 de julho irá ocasionar volumes de chuvas expressivos, além de rajadas de vento intensas em grande parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná, com acumulados que podem ultrapassar 80 mm. Já em áreas do norte do Paraná, há previsão de tempo seco e sem chuvas em grande parte da semana.
Na segunda semana, entre os dias 18 a 25 de julho, a semana poderá apresentar grandes acumulados de chuva, maiores que 50 mm, em áreas do norte da Região Sul e litoral da Região Sudeste, além de áreas do noroeste do País e costa leste da Região Nordeste. Já em grande parte do Brasil Central e interior do Nordeste, há previsão de tempo seco e sem chuva ao longo da semana.
Região Norte: são previstos acumulados maiores que 30 milímetros (mm) em praticamente todo o extremo norte, com volumes superiores a 60 mm em áreas do noroeste do Amazonas e em Roraima. Já em áreas do sul da região, não há previsão de acumulados de chuva significativos.
Região Nordeste: são previstos baixos acumulados de chuva, mas que podem ultrapassar 30 mm em áreas do litoral da costa leste. Em áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), norte e no interior da região, não há previsão de chuva, predominando o tempo seco.
Regiões Centro-Oeste e Sudeste: a previsão é de tempo seco em praticamente toda a semana, com exceção de áreas do litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, onde podem ocorrer baixos volumes de chuva, menores que 60 mm.
Região Sul: a previsão é de acumulados de chuva, maiores que 50 mm, em áreas do leste de Santa Catarina e centro-sul do Paraná. Já em grande parte do sul e oeste do Rio Grande do Sul, além de oeste de Santa Catarina, não há previsão de chuvas. Nas demais áreas, podem ocorrer baixos acumulados, menores que 20 mm.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura