Novas tecnologias destacam-se na Agritechnica 2023

Feira realizada na cidade de Hanôver apresentará a produtores e técnicos formas alternativas de realizar trabalhos; um dos focos está nas mudanças climáticas

07.07.2023 | 15:37 (UTC -3)

A feira Agritechnica, cuja edição de 2023 ocorre de 12 a 18 de novembro, em Hanôver (Alemanha), terá entre seus assuntos principais os impactos das mudanças climáticas. A partir dessa realidade, o desenvolvimento de tecnologias menos agressivas ao ambiente é apresentado de diversos modos, que vão desde o desenvolvimento de software até experiências com propulsão alternativa. Timo Zipf (na foto), gerente de projetos Agritechnica, manifestou-se da seguinte forma sobre esses assuntos...

Poderia explicar o que é o "DLG Prototype Club"?

O novo 'DLG-Prototype.Club' foi iniciado pelo DLG e permite que equipes de engenheiros de software empreendedores e startups resolvam desafios técnicos estabelecidos pelos expositores antes da feira. As equipes desenvolverão um protótipo de trabalho onde o foco está na inventividade e no desenvolvimento rápido.

A indústria agrícola está se desenvolvendo em um ritmo enorme, em grande parte possibilitada por dados e softwares que oferecem aos agricultores dados e máquinas mais precisos. Com o novo DLG-Prototype.Club, estamos refletindo não apenas a velocidade, mas também o espírito empreendedor necessário para oferecer inovações.

Os expositores participantes especializados em produtos e serviços digitais formularão desafios para o desenvolvimento de soluções inteligentes.

O DLG em parceria com o Prototype.Club identificará empreendedores e engenheiros adequados de sua rede internacional com várias equipes de engenharia escolhidas a dedo para cada desafio do expositor. As equipes passarão por um "sprint de prototipagem" que antecederá a Agritechnica

Na Agritechnica em Hanover, Alemanha, as equipes apresentarão seus protótipos com comentários ao vivo, juntamente com seus planos de negócios recomendados ao expositor que lançou o desafio. Cada um desses parceiros do desafio definirá um prêmio a ser recebido pela equipe vencedora.

O site menciona a "Experiência de Condução: Sistemas de Propulsão Alternativos". Poderia nos contar mais sobre isso e como os visitantes da AgriTechnica poderão interagir com essas tecnologias?

Para a produção agrícola, o fornecimento confiável de máquinas móveis com força motriz é de importância crucial. Hoje, tratores, máquinas automotoras e tecnologia móvel de carregamento e transporte na agricultura são predominantemente movidos por motores a diesel. No entanto, os requisitos para reduzir os poluentes representam desafios técnicos e econômicos, o que significa que sistemas de acionamento alternativos estão em demanda. A Agritechnica explorará soluções alternativas e buscará maneiras de aumentar a eficiência energética, economizar CO2 e reduzir o uso de diesel. Fontes de energia renováveis e eletricidade gerada de forma regenerativa são soluções que apontam nessa direção. Hoje, diferentes opções estão disponíveis para aplicações práticas. Mas qual alternativa é adequada para uso na agricultura? Precisamos de várias alternativas ao mesmo tempo? A feira oferece a chance de experimentar a tecnologia agrícola com sistemas de acionamento alternativos além do diesel fóssil praticamente em uma pista.

Como a AgriTechnica está trabalhando para apoiar os agricultores e empresas agrícolas em tempos de mudança climática?

O organizador da Agritechnica, o DLG, é uma sociedade não política sem fins lucrativos que tem como objetivo permitir o compartilhamento de conhecimento para agricultores práticos. O DLG tem cerca de 80 grupos de trabalho compostos por acadêmicos, agricultores práticos, empresas e organizações. As alterações climáticas são um tema discutido nestes grupos de trabalho, especialmente no grupo dedicado à produção agrícola, melhoramento de sementes e irrigação.

Esses grupos transferem o conhecimento do status quo para a comunidade agrícola e encontrarão aplicação prática na Agritechnica e em outras exposições. Este conhecimento sobre as mudanças climáticas que foi gerado especialmente com o agricultor em mente pode, portanto, ser explorado com mais profundidade na Agritechnica. Os agricultores usam a feira para apoiar suas decisões de investimento, mas também vêm para se atualizar sobre desafios específicos, onde a mudança climática é um exemplo óbvio. O tópico é abordado extensivamente no programa técnico que tem várias centenas de apresentações.

O Dia Internacional do Agricultor deste ano se concentrará na França e na Polônia. Poderia nos contar mais sobre o que isso envolve e por que esses países foram escolhidos?

O Dia Internacional do Agricultor é um evento ideal para profissionais e agronegócios encontrarem informações direcionadas sobre soluções técnicas adaptadas a locais específicos. Este ano com foco na Polônia e na França. O objetivo do Dia Internacional do Agricultor, que estreou em 2019, é apresentar exemplos de melhores práticas e explorar os desafios e soluções dos agricultores nas principais regiões agrícolas. O Dia Internacional do Agricultor, celebrado em 14 de novembro, é um evento que interessará não apenas aos agricultores franceses e poloneses, mas também aos da Europa e até do Brasil, que têm muitos agricultores que procuram nesses países avanços técnicos na produção agrícola.

A Agritechnica, com seu programa completo de exposições e informações para agricultores internacionais, fornece orientação sobre os principais desafios agrícolas enfrentados por essas duas nações com suas ricas tradições agrícolas - das mudanças climáticas à tecnologia de irrigação e digitalização.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro