Inmet instalou 436 estações automáticas em 2008

07.01.2009 | 21:59 (UTC -3)

Em 2008, o sistema de previsão climática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), alertou e articulou ações com a Defesa Civil, no desastre natural ocorrido em Santa Catarina.

Ressaltou as previsões climáticas, mensais e trimestrais, para apoiar ações do Ministério da Agricultura e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nas estimativas de safras. A ação minimiza riscos climáticos na agricultura e no agronegócio brasileiro.

O diretor do Inmet, Divino Moura, conta que foram instaladas 436 estações automáticas em todo o País e que, em 2009, serão totalizadas 500. Moura ressaltou os acordos de cooperação internacional, realizados pelo Inmet com os serviços meteorológicos de países da América no Sul. Falou das reuniões técnicas e treinamentos realizados e, sobre as previsões de tempo, que são coordenadas em rede com os centros de previsão desses países.

Moura - Avançamos no sistema de monitoramento da atmosfera, com a implantação de mais 157 estações automáticas, totalizando 436 instaladas. Em dezembro, recebemos da Finlândia o lote final da aquisição de 65 estações. Com isto, concluiremos a meta de 500 estações automáticas até meados de 2009. Esta rede de monitoramento fornece dados, de forma aberta e democrática, em tempo real, de hora em hora, aos usuários que acessam o site do Inmet (www.inmet.gov.br).

Como ação de cooperação regional, está em fase de implantação do “Centro Virtual para Monitoramento, Previsão e Alerta de Fenômenos Meteorológicos Severos na região sul e sudeste da América do Sul” em cooperação com os serviços meteorológicos da Argentina, Paraguai e Uruguai e contando com o apoio da Organização Meteorológica Mundial (OMM) e da Agência Estatal de Meteorologia da Espanha. As reuniões técnicas e treinamento já foram realizados e, atualmente, as previsões de tempo são coordenadas em forma de rede entre os centros de previsão desses países. Também foi aprovada, pelo Conselho Executivo da OMM, a criação de um grupo de trabalho dedicado a pesquisas sobre bioenergia.

Moura – O alto índice de acerto das previsões de tempo fornecidas pelo Inmet, com antecedência de três a cinco dias. O sistema de previsão, baseado no Modelo Brasileiro de Alta Resolução (MBAR) alertou para enchentes, como as ocorridas recentemente em Santa Catarina.As previsões climáticas realizadas mensal e trimestralmente, em conjunto com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe), apóiam o Ministério da Agricultura e a Companhia Nacional de Abastecimento nas estimativas de safra 2008/2009 contribuindo para minimizar riscos climáticos na agricultura e agronegócio brasileiro.

Moura - A modernização do parque, com a implantação de um novo supercomputador SGI Altix 4700,velocidade de pico de 870 Gigaflops (870 bilhões de operações por segundo). Com isto, o modelo de alta resolução (MBAR) do Inmet realiza previsões para três dias, em malha de 7 x 7 km sobre o Brasil e, num prazo de 3 horas e grade de 25 km, sobre a América do Sul. Também realiza previsões para até cinco dias em 35 minutos. Isso representa um ganho na qualidade e no tempo de antecipação das previsões.

Moura - Estabelecimento do “Centro Virtual de Monitoramento, Previsão e Alerta de Eventos Meteorológicos Severos na Região Norte/Nordeste da América do Sul”, em parceria com os serviços de meteorologia da Venezuela, Colômbia, Suriname, Guiana e Guiana Francesa e com o apoio da Organização Meteorológica Mundial, da Agência Estatal de Meteorologia da Espanha e da Meteofrance. A ação coordenada entre os países que estão sob os mesmos fenômenos meteorológicos e climáticos aumenta a qualidade das previsões, permite maior monitoramento dos fenômenos e melhor articulação entre as defesas civis dos países envolvidos.

Em 2009 o Inmet completa 100 anos. O programa de celebração do centenário inclui o lançamento do livro com a memória do Instituto, a criação do Museu da Meteorologia, realização de concursos sobre a história do Inmet, publicações técnicas que contam a evolução do clima do Brasil, a partir do início da rede meteorológica. A empresa Correios deverá lançar o selo alusivo ao Inmet, comemorativo 100 anos da meteorologia no Brasil.

Lis Weingärtner,

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025