Inmet explica forte chuva no Sul e Sudeste

06.01.2009 | 21:59 (UTC -3)

A baixa pressão atmosférica, associada à frente fria e à zona de convergência do Atlântico Sul, deixou o tempo instável e com chuva nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste desde sexta-feira (02/01). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva nos últimos cinco dias ocorreu em todos os estados dessas regiões, sendo mais intensa no sudeste e centro de São Paulo, no Espírito Santo e leste de Minas Gerais. Também no nordeste do Rio Grande do Sul, leste e nordeste do Paraná.

Em Santa Catarina, do planalto ao litoral, especialmente no litoral sul, os acumulados foram superiores a 100 milímetros, chegando a 309,3mm em Timbé do Sul. Para o meteorologista do Inmet, Luiz Cavalcanti, a média histórica do estado, nesse período, é de 150 a 200 milímetros durante todo o mês. “Choveu em alguns dias o equivalente ao mês inteiro”, explica.

O maior volume ocorreu entre a noite de sexta-feira (2) e a manhã de sábado (3), quando o fenômeno meteorológico se intensificou e se deslocou para leste, formando um sistema de baixa pressão próximo ao litoral de Santa Catarina. Com isso, resultaram em fortes ventos no litoral e planalto sul, com rajadas de até 100km/h, e agitação no mar.

A chuva do fim de semana foi bem-vinda para as regiões oeste e meio-oeste de Santa Catarina, aliviando a estiagem da região. Mas, a chuva intensa provocou enchente, no litoral sul, desta vez em proporções menores que a ocorrida em novembro do ano passado no litoral norte e Vale do Itajaí, porém deixando aproximadamente mil pessoas desabrigadas.

Sudeste – Para os próximos dias, as chuvas enfraquecerão e o sol predomina na região Sul, embora persistam as condições de chuvas fortes no leste de Minas Gerais e no Espírito Santo.

Lis Weingärtner,

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025