Gerardo Fontelles é o novo titular da Secretaria-Executiva
Técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), dos territórios do Recôncavo e Vale do Jequiriçá, iniciaram esta semana as ações de coleta de folhas de plantas de mandioca com qualidade genética e fitossanitária para estabelecer uma rede de multiplicação e distribuição de manivas - sementes de mandioca – do Projeto Reniva. O objetivo deste trabalho é beneficiar agricultores rurais de 11 Territórios de Identidade da Bahia, nos quais a cultura da mandioca assume elevada importância econômica.
As folhas serão posteriormente indexadas pela Embrapa e depois selecionadas suas manivas para micropropagação pelo Instituto Biofábrica do Cacau (IBC) para serem encaminhadas as mudas de mandioca aos maniveiros que irão produzir as manivas, que finalmente serão distribuídas aos agricultores familiares produtores de mandioca.
“Pretendemos aumentar a oferta de manivas de qualidade para os produtores, já que a Bahia é um dos grandes polos de produção de mandioca, principalmente nesse período de estiagem, quando o produto é extremamente necessário para a geração de renda para o agricultor familiar”, disse o engenheiro agrônomo da EBDA, Nereu do Monte.
Todo o procedimento técnico de coleta e transporte dos materiais foram devidamente explicados por técnicos da Embrapa aos da EBDA durante curso oferecido no final de março para alinhamento das ações na região. O trabalho de coleta já foi iniciado e obedece a seguinte programação: até o próximo dia 12, na região do Recôncavo e Vale do Jequiriçá; de 29 de abril até 10 de maio, no Litoral Sul e Chapada; de 20 a 31, no Litoral Norte; de 17 a 28 de junho no Portal do Sertão; de 15 a 26 de julho, no Médio Rio de Contas; de 05 a 16 de agosto, no Baixo Sul; de 02 a 13 de setembro, na Bacia do Jacuipe; de 28 de outubro a 08 de novembro e de 25 de novembro a 06 de dezembro, em Conquista e Sertão Produtivo.
“Além das ações de coleta, teremos como prioridades a prestação de assistência técnica, capacitação de multiplicadores, demonstração de práticas culturais, implantação de unidades demonstrativas e de produção de material de qualidade na Bahia”, concluiu o técnico Albérico Paixão.
Essa é uma ação conjunta da EBDA com a Embrapa, Secretária de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), Instituto Biofábrica de Cacau, Cooperativa de produtores de Mandioca (Coopamido), Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), Cooperativa Mista Agropecuária de Pequenos Agricultores do Sudoeste da Bahia (Coopasub), Fundação José Carvalho e Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira (Ceplac).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura