Inicia na quarta-feira (14) o VI Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas

13.07.2011 | 20:59 (UTC -3)
Giovani Capra

É na quarta-feira (14), quando se inicia, em Vacaria/RS, o Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas, um dos principais eventos nacionais de atualização técnica sobre o cultivo das chamadas pequenas frutas, frutas vermelhas ou berries, como são conhecidas em inglês. Em sua sexta edição, o Seminário terá três eixos temáticos: 01) Tecnologias para produção de amora-preta, physalis e framboesa; 02) Tecnologias para produção de morango; 03) Pós-colheita e mercado.

Um dos integrantes da comissão organizadora do evento, o chefe do escritório local da Emater-RS/Ascar, engenheiro agrônomo Eduardo Pagot, destaca que o Seminário, além de sua condição enquanto fórum tecnológico, divulga a produção de pequenas frutas e dá visibilidade político-institucional ao segmento.

A propósito, a cadeia produtiva, de acordo com ele, vive situações distintas, dependendo da cultura. Em relação ao morango, há crescimento de consumo e de produção, o que ocorre também com a framboesa e a amora. Isso já não se dá com o mirtilo, que passa por um momento de estabilidade entre oferta e demanda, posto que “o mercado ainda conhece pouco a fruta”, comenta Pagot.

De acordo com o agrônomo, um problema que afeta a cadeia como um todo é logístico: faltam estruturas de armazenagem, classificação e distribuição para atender de forma consistente o mercado. “Há, sim, empresas preparadas para tanto, mas elas não absorvem toda a produção”, assinala Pagot. Como decorrência de tal ‘gargalo’, acaba havendo uma defasagem entre aquilo que os produtores recebem e o preço final ao consumidor: ou seja, com uma maior organização da cadeia, a tendência é de que os produtores consigam agregar maior valor a seus produtos.

Outro aspecto carente da cadeia produtiva, observa o chefe da Emater-RS/Ascar de Vacaria, diz respeito à indisponibilidade de produtos químicos registrados para o controle de pragas e doenças do mirtilo, amora e framboesa.

O VI Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas acontece no Centro de Eventos Bortolon (Rua Ramiro Barcelos, 471 - Centro), em Vacaria, em uma promoção conjunta de Embrapa Uva e Vinho, Embrapa Clima Temperado, Emater-RS/Ascar, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal de Vacaria, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com diversas instituições apoiadoras. O valor da inscrição para o Seminário, a ser efetuada no primeiro dia do evento, é R$ 30,00 para estudantes e R$ 60,00 para profissionais, produtores e outros interessados.

Mais informações sobre o evento em

.

Conhecidas em todo o mundo por seus benefícios para a saúde, devido à presença de antioxidantes e outros compostos de interesse nutricional, as pequenas frutas têm crescido em importância no Brasil, sendo a região de Vacaria um dos principais pólos produtores e exportadores. Além de serem alternativas para a fruticultura de diversas regiões, são culturas de grande importância social, pelo retorno econômico que proporcionam, especialmente na agricultura familiar e em pequenas propriedades.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025