Minas Gerais vacina contra aftosa em novembro
Os representantes da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio definiram o transporte hidroviário como principal tema de discussão para 2010, durante reunião nesta terça-feira (27/10), em Brasília.
De acordo com o presidente da Câmara, Paulo Manoel Protásio, apenas 15% do transporte de grãos é realizado por hidrovias. A grande parte (60%) é por rodovias e 25% por ferrovias. “Para o agronegócio, precisamos criar alternativas por meio das bacias hidrográficas ou perderemos a capacidade de aumentar a produção de grãos e, consequentemente, as exportações”, afirmou.
Para o próximo ano, será traçado plano a curto, médio e longo prazo para as hidrovias. Entre as principais hidrovias brasileiras estão a Teles-Pires-Tapajós e a Araguaia-Tocantis, na região Centro-Norte; a Tietê-Paraná, no Sudeste; e a São Francisco, na região Nordeste. “O Brasil mudou a geografia do agronegócio e procuramos soluções para escoamento na região Norte. Temos boas alternativas e queremos o mais breve possível”, garantiu Protásio.
Armazéns - A câmara aprovou a criação do grupo de trabalho para elaborar o Plano Nacional de Armazenagem. O objetivo é criar políticas de investimentos para a construção e ampliação em locais estratégicos de produção de grãos, mas com deficiência de armazenagem. Atualmente, os estados do Rio Grande do Sul e de Mato Grosso possuem 50% da capacidade estática do País.
Fonte e informações adicionais: Mapa -
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura