Mapa e CNA lançam projeto para proteger biomas

10.12.2009 | 21:59 (UTC -3)

“A agricultura tem que ser mais agressiva para participar dos processos de decisão”, afirmou, nesta quinta-feira (10/12), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, no lançamento do Projeto Biomas.

O programa é uma parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para promover a proteção e o uso sustentável dos biomas brasileiros, sem comprometer a produção agropecuária.

Durante a assinatura do termo de cooperação técnica, o ministro afirmou que o projeto demonstra o interesse das lideranças agrícolas em estudar questões ambientais e sustentáveis, com fundamentação científica. “O setor produtivo está ajudando a financiar projetos, em parceria com a Embrapa, para verificar como a agricultura pode contribuir mais na conservação dos biomas”, explicou.

Um dos objetivos do Projeto Biomas é a criação de uma rede de manejos de Áreas de Preservação Permanentes (APPs), Áreas de Uso Alternativo (AUAs) e Reserva Legal. Além disso, serão adotados parâmetros para definir a largura de APPs, principalmente as fluviais, levando em consideração características de solo, clima, flora e fauna.

Está prevista a realização de estudos para recuperar áreas de cobertura nativa em propriedades rurais, com mecanismos que garantam, simultaneamente, geração de renda para o produtor. O trabalho vai envolver mais de 200 pesquisadores da Embrapa e de universidades, em estudos específicos para cada bioma: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.

Defesa Agropecuária - Ainda na ocasião, o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, assinou o plano de trabalho para execução da Plataforma de Governança Aplicada à Agricultura e Pecuária, cooperação firmada pelo Mapa e a CNA, em outubro deste ano. O propósito do projeto é tornar mais ágil o desenvolvimento de programas e soluções para o agronegócio brasileiro.

Eline Santos

Mapa

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro