Setor cerealista debate futuro em Congresso da Acebra
Evento nacional reúne lideranças do setor cerealista e projeta futuro da entidade
Em operação há cerca de dois anos, a indústria de biodiesel da 3tentos em Vera, no Mato Grosso (MT), foi credenciada neste mês no RenovaBio, programa do governo federal que visa à redução das emissões de gases do efeito estufa por meio da geração de Créditos de Descarbonização (CBIOs). A previsão é de que a companhia irá gerar cerca de 110 mil CBIOs (cada CBIO corresponde à emissão evitada de 1 tonelada de carbono equivalente) nos próximos oito meses, a partir deste mês de maio.
A 3tentos já é emissora de CBIOs por meio de sua unidade industrial localizada no município de Ijuí (RS), que obteve sua primeira certificação em 15 de maio de 2020. Segundo comunicado, a nova certificação teve início após o prazo regulatório legal 01 de janeiro de 2025, pois a legislação atual permite certificar novas usinas um ano após a coleta de dados industriais consolidados do ano anterior.
O escopo abrange a avaliação completa da cadeia produtiva do biodiesel. Para isso, foi utilizada a Nota de Eficiência Energético-Ambiental (NEEA), calculada com base em uma análise do ciclo de vida (ACV), abrangendo desde o cultivo da soja até o processamento da soja em biodiesel na unidade industrial.
“A certificação reforça o comprometimento da Companhia com a sustentabilidade, evidenciando a adoção de boas práticas ambientais, a rastreabilidade completa da cadeia produtiva e o alinhamento com as metas nacionais de redução de emissões”, afirmou o CEO da 3tentos, João Marcelo Dumoncel (na foto).
De acordo com o Coordenador de Renovabio da 3tentos, Felipe Dalzotto Artuzo, um dos principais critérios avaliados foi o uso e ocupação do solo. Todas as áreas fornecedoras de soja passaram por verificação de elegibilidade, assegurando que não houve supressão de vegetação nativa após 31 de dezembro de 2017.
As informações declaradas foram auditadas por uma firma inspetora credenciada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), assegurando a confiabilidade, a integridade dos dados e a conformidade com os critérios de sustentabilidade exigidos pelo programa.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura