Indicações Geográficas de vinhos da Serra gaúcha

18.11.2008 | 21:59 (UTC -3)

Nos dias 18 e 19 de novembro, a Embrapa Uva e Vinho recebe a visita técnica da equipe do INPI de Indicações Geográficas, formada por Maria Alice Camargo Calliari, Lucia Regina Fernandes e Raul Bittencourt Pedreira. A visita objetiva conhecer os projetos em desenvolvimento relativos às indicações geográficas (IG) e enoturismo junto às associações de vitivinicultores da Serra Gaúcha, bem como atualizar informações do INPI junto aos produtores.

O programa inclui diversas reuniões e visitas. Inicialmente ocorre a discussão dos projetos institucionais de zoneamento vitivinícola e desenvolvimento de IG e apresentação da equipe de pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho, Embrapa Clima Temperado, UFRGS e UCS.

Na seqüência, ocorre a reunião com representantes da Aprovale para abordar a evolução do Vale dos Vinhedos de Indicação de Procedência para Denominação de Origem. Também ocorre discussão sobre a marca de certificação do Consórcio de Espumantes de Garibaldi; visita para avaliação dos avanços no projeto da IG de Monte Belo com a Aprobelo; reunião e visita à AFAVIN para análise da IG de vinhos e espumantes moscatéis de Farroupilha; visita à região demarcada junto à Asprovinho (Pinto Bandeira) e visita à Apromontes para conhecer a IG e o enoturismo de Altos Montes.

A visita está sendo coordenada pelo pesquisador Jorge Tonietto.

Viviane Zanella

Embrapa Uva e Vinho

54-3455-8084

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025