Incra/RS libera ajuda emergencial aos atingidos pela seca

28.02.2012 | 20:59 (UTC -3)
Ludmilla Duarte

Na última sexta-feira (24), a superintendência do Incra no Rio Grande do Sul definiu a liberação emergencial de R$ 120 mil para apoio aos assentados de municípios gaúchos prejudicados pela estiagem.

Os recursos serão empregados na aquisição de 57 mil litros de óleo diesel utilizado em caminhões-pipa e na abertura de aguadas e de pequenos açudes visando o consumo animal. A descentralização das verbas, em caráter excepcional e urgente, será concedida a 17 municípios em situação de emergência onde existem 174 assentamentos, com 6,8 mil famílias.

Serão beneficiados os municípios de: Aceguá, Alegrete, Arroio Grande, Candiota, Herval, Hulha Negra, Jóia, Manoel Viana, Pedras Altas, Pinheiro Machado, Piratini, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões e Tupanciretã.

Segundo o superintendente regional do Incra, Roberto Ramos, o auxílio minimiza os efeitos da estiagem de forma complementar a outras medidas de efeito rápido como a distribuição de cestas básicas pela Defesa Civil e a liberação de estoques de grãos para alimentação animal por parte do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Da mesma forma, reforça ações de longo prazo realizadas pelo Instituto. Uma delas ocorreu em dezembro último, quando o Incra elaborou os projetos de redes de abastecimento, que serão construídas por meio do PAC II Saneamento. As obras, no valor previsto de R$ 16 milhões, beneficiarão 18 assentamentos com capacidade para 945 famílias.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025