Inauguradas inspetorias de defesa agropecuária na região Noroeste do RS

08.08.2013 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

O secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, inaugurou nesta quarta-feira (07) mais três inspetorias de defesa agropecuária no RS. Vinculadas à supervisão regional de Passo Fundo, as estruturas de Sarandi, Constantina e Rondinha, no Noroeste do Estado, foram modernizadas. Os funcionários poderão trabalhar melhor e atender com mais qualidade os produtores rurais.

Conforme Mainardi, a região atende a três questões fundamentais para o desenvolvimento rural: cooperativismo, diversificação da produção e agregação de valor. "Com boa legislação, forte trabalho de convencimento dos produtores, das agroindústrias e fiscalização, cada vez mais se aumenta a qualidade do que é vendido e consumido", disse.

Sarandi

Mainardi visitou a prefeitura local. Em oficio, o município solicitou adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). O secretário sugeriu a criação de consórcio regional, o que tornaria os custos menos pesados para os municípios, e a realização de seminário. Comprometeu-se em dar apoio às cidades, enviando técnicos da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) para orientação.

Por ser referência, a prefeitura de Sarandi fará a articulação. Mainardi explicou que a necessidade de fazer parte dos sistemas nacional ou estadual está no aumento da renda e na qualidade do que é vendido, uma vez que amplia-se o mercado de comercialização.

O que não se pode, segundo ele, é continuar a abrir exceções. "Não podemos mais ‘excepcionalizar a que uma ou outra agroindústria venda fora do município sem adesão e controle. Quem responderá, caso haja problema, seremos nós. Por isso, foi concedido prazo até a Expointer para fazer pedido de adesão e encaminhar processo", disse.

Com a economia alicerçada na agropecuária e no comércio, o município tem 15 mil hectares de soja e cerca de 11 mil bovinos, em sua maioria de leite.

Constantina

Em Constantina, distante cerca 40 quilômetros de Sarandi, o secretário inaugurou a inspetoria, que atende também ao município de Xingu. Lá, projetou para os próximos dez anos a duplicação da produção de leite no Estado, passando dos atuais 10 milhões de litros por dia para 20 milhões. Hoje, são consumidos quatro milhões e o resto vai para outros Estados e para fora do país. "Nessa perspectiva de dobrar a produção, e aumentar para cinco milhões o consumo, sobrarão 15 milhões de litros para comercialização em outros mercados", estimou.

Com 12 mil cabeças de gado de leite, os produtores locais atuam, também, com suinocultura e começam a investir em avicultura. À tarde, ainda em Constantina, Mainardi reuniu-se com integrantes de duas cooperativas de crédito. De forma conjunta, em parceria com a Seapa e com a prefeitura, será criado projeto piloto de médio e longo prazos de apoio à bacia leiteira para aumentar a produção a renda, melhorar a qualidade e a sanidade.

A partir dos programas Mais Leite de Qualidade, Dissemina e Procetub, por exemplo, os quais serão incorporados à cadeia, primeiro vão fazer uma radiografia das propriedades, para dimensionar a situação de infraestrutura e incidência de doenças como brucelose e tuberculose.

O secretário definiu em três pontos a intenção do projeto: sanidade, qualidade e genética. Sobre esta última, lembrou que o Estado adquiriu recentemente 100 mil doses para melhorar a genética do rebanho gaúcho. Com ajuda financeira de emenda parlamentar e do Ministério da Agricultura, em termos de recursos, a intenção é levar o programa a 260 municípios.

Rondinha

No município, Mainardi participou de reunião com empresários da Promilk, que atua no mercado de leite e vende para Nestlé e outras grandes empresas. Naturais de Estrela, eles compraram as instalações da Italac, que estavam desativadas. A produção diária do município é de 100 mil litros. Também se dispuseram a ser parceiros da Seapa na qualificação da bacia leiteira da região, que conta com 640 produtores de leite e trabalha com média de 15 litros/animal/dia, o dobro da média estadual. Em seguida, Mainardi inaugurou a inspetoria de Rondinha. Depois, foi a Passo Fundo, onde participou de reunião no Sindicato Rural.

Inspetorias do Noroeste

Das 248 inspetorias veterinárias do Estado, em 50 já reestruturadas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio são atendidos pelo menos 58 mil proprietários rurais de diversas regiões. Nesse universo, o número de animais chega a 2,6 milhões de cabeças entre bovinos, bubalinos, equinos, ovinos e suínos.

Em julho, as regiões Noroeste, Centro-Serra e Planalto Médio tiveram suas unidades de defesa agropecuária inauguradas pelo secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi. Cidades como Panambi, Ijuí, Fontoura Xavier, Espumoso, Jacuizinho, só para citar alguns, fizeram parte do roteiro da Seapa.

Conforme levantamento da secretaria, existem por volta de 15 mil propriedades rurais nestas localidades. Embora nessas regiões a maior renda do campo venha da agricultura, a criação de bovinos, especialmente de leite, supera a de outros animais, totalizando 224 mil.

O intenso trabalho de reformulação vem da preocupação do Governo com a sanidade animal e com a saúde da população. Um exemplo é o Projeto de Lei de identificação individual de animais, popularmente chamado de "rastreabilidade", que será protocolado nesta quinta-feira (08), por Mainardi, na Assembleia Legislativa.

No estado vizinho de Santa Catarina existe há três anos. Livres da aftosa, os

catarinenses conseguem melhorar a competitividade, aumentar o mercado interno e as exportações. Ganham o Estado, os produtores e os consumidores, que compram carne com certificado de qualidade. Além disso, por meio de concurso público deverão ser chamados, até o final do ano, mais de cem fiscais agropecuários. No inicio de 2014, porém, está prevista para começar a funcionar a ferramenta digital Produtor Online. Por meio desta, será possível emitir via internet a Guia de Trânsito Animal (GTA).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025