Agrária investe R$ 1,1 bilhão na unidade de Guarapuava
Projeto amplia maltaria, moderniza processos e cria mais de mil empregos até 2028
Dados da Serasa Experian apontam que 8,1% da população rural brasileira estava inadimplente no segundo trimestre de 2025. O índice marcou alta de 0,3% na avaliação trimestral. Frente ao mesmo período do ano anterior, o crescimento foi de 1,1%.
Considerando a inadimplência nos setores de endividamento da população rural - credores em que contraíram suas dívidas, o levantamento mostrou que as “Instituições Financeiras”, que financiam atividades no campo, possuem a maior representatividade, de 7,2%.
A fatia de produtores rurais inadimplentes no “Setor Agro” e em “Outros Setores Relacionados” apresenta pouca expressividade - de 0,3% e 0,1%, respectivamente. Ambas as categorias representam produtos e serviços, como agroindústrias de transformação e comércio atacadista agro, serviços de apoio ao agro, produção e revendas de insumos e de máquinas agrícolas, produtores rurais, seguradoras não-vida, transportes e armazenamentos.
Marcelo Pimenta, head de agronegócio da Serasa Experian, afirma que a cadeia agro tem um cenário positivo sobre a inadimplência. “É importante reforçar esse recorte, pois se no geral 8,1% dos produtores estão inadimplentes, nessa visão, o percentual é muito menor”, conclui.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura