Impulsionado pelo agro, PIB de Mato Grosso cresceu três vezes mais que o do país em 2023
De acordo com o documento, a produção agrícola elevou o PIB agropecuário estadual em 23,4% no ano passado, sendo a terceira maior do país
20.03.2024 | 16:17 (UTC -3)
Camilla Zeni e Vitor Hugo Batista, edição Revista Cultivar
O crescimento econômico de Mato Grosso em 2023 foi três vezes maior do que o nacional. É o que indica o relatório “Resenha Regional”, do Banco do Brasil. Enquanto o Estado fechou o ano com um aumento de 10,6% no Produto Interno Bruto (PIB), o desempenho do país foi de 2,9%.
Com base no monitoramento de indicadores econômicos estaduais, o documento indica que o bom desempenho do Estado foi puxado, principalmente, pela produção agrícola, que elevou o PIB agropecuário estadual em 23,4% no ano passado. Esta foi a terceira maior do país, ficando atrás apenas de Mato Grosso do Sul (31,9%) e Tocantins (25,6%). O crescimento nacional foi de R$ 15,1%.
Conforme o levantamento, Mato Grosso lidera o ranking na região Centro-Oeste e teve o segundo maior crescimento econômico do país, ficando atrás apenas de Tocantins, que registrou elevação de 11,1% no PIB.
“Mato Grosso tem se consolidado como um dos estados que mais crescem no país e isso é reflexo de todos os nossos investimentos para trazer segurança jurídica, mais qualidade de vida e um ambiente próspero para nossa população, nossos produtores e as empresas que aqui se instalarem”, destacou o governador Mauro Mendes.
Compartilhar
Newsletter Cultivar
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Newsletter Cultivar
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura