BASF vê boas perspectivas de mercado
Executivos da empresa estiveram presentes no Congresso Andav 2024
Os cenários e as oportunidades para a indústria de Frutas, Flores, Legumes e Verduras (FFLV) foram debatidos na manhã desta quarta-feira, 7, durante o primeiro dia da 8ª The Brazil Conference & Expo. Palestras ministradas por Cathy Burns, CEO da IFPA (International Fresh Produce Association), e João Branco, professor e colunista de marketing, destacaram a importância de entender as necessidades de gerações, como a Z, atreladas a agendas saudáveis e sustentáveis.
O evento foi iniciado por Valeska Oliveira, Country Manager da IFPA e Head de Produtos na Francal, que comemorou a presença dos quase mil participantes durante a abertura. “Estou celebrando esta edição e já pensando nas próximas que virão. Divirtam-se muito! É assim que fazemos negócios no setor de FFLV: com alegria, conexão e interação descomplicada”, enalteceu.
A abertura também contou com a presença de autoridades do setor, como o secretário executivo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Edson Fernandes. Para ele, a feira reflete a importância da fruticultura no país, alavancando o Estado de São Paulo para um aumento significativo para a cadeia produtiva e para a economia local.
“Parabenizo os expositores pela determinação e excelente trabalho que estão fazendo em nossa região e na fruticultura brasileira. Que o setor se torne cada vez mais pujante e representativo para os produtores, distribuidores e para toda a logística presente”, ressaltou Fernandes, que enfatizou ainda as ações para a ampliação da produção de frutas vermelhas e outros cultivos sensíveis para o Estado, junto à Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), da Secretaria.
Nas palestras que seguiram o início da conferência, Cathy Burns, CEO da IFPA, apresentou visão do Cenário da Indústria no Brasil enfatizando o uso de novas tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA), para otimizar toda a cadeia produtiva até chegar ao consumidor.
Aliás, segundo a executiva, “devido às mudanças climáticas extremas pelas quais o mundo tem passado, a agricultura deve ser impulsionada para além dos seus limites”, do produto à embalagem, visto que a preocupação das novas gerações em preservar o planeta tem se mostrado cada vez mais latente. “Em pesquisa global realizada pela IFPA, entendemos que 68% dos consumidores associam a sustentabilidade com a agricultura”, contou.
A adaptação, personalização, renovação e inovação continuou na palestra Desmarketize-se! O novo marketing não parece marketing, de João Branco. O foco do profissional foi a importância de o mercado sanar as necessidades e dores de cada cliente. “O novo marketing chega como uma ajuda ao cliente. Todo problema de negócio começa com a solução de entendê-los”, afirmou. Branco ainda ponderou que a busca de conexão com o público, através de gerações, é o que faz com que a mudança de mercado aconteça.
O principal evento de negócios FFLV da América Latina, que conta com conferência no período matutino e exposição acompanhada de debates na parte da tarde, acontece até amanhã, 8, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte.
Pela primeira vez, o evento conta com um espaço dedicado aos expositores internacionais que se destacam no hall das vitrines mundiais do setor de FFLV. Empresas da China, do Chile e dos Estados Unidos fazem parte do Pavilhão Internacional que tem como objetivo auxiliar o setor no Brasil principalmente no que tange à importação e exportação de produtos frescos.
Seja no IFPA Talks, no ambiente da feira ou na conferência, palestras, debates e trocas de conhecimento estão no centro das atividades da The Brazil Conference & Expo, para ampliar horizontes e auxiliar nas futuras tomadas de decisões.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura