Importações do trigo recuam

Cenário está atrelado à dólar elevado e menor processamento

10.12.2019 | 20:59 (UTC -3)
Cepea

O menor ritmo de processamento industrial atrelado ao dólar em patamar elevado reduziram as importações de trigo em grão e também de farinhas em novembro. Dados do IBGE sinalizam que, em outubro (últimos dados disponíveis), a moagem de trigo e a produção de derivados diminuíram em relação ao mês anterior, sendo o menor índice para um mês de outubro desde 2010. Neste início de dezembro, no entanto, algumas indústrias já demonstram interesse em retomar as aquisições no mercado externo.

Apesar de ainda estar alto, o dólar se desvalorizou 2,4% entre 29 de novembro e 9 de dezembro, cotado a R$ 4,133 na segunda-feira, 9 de dezembro. De acordo com dados da Secex, as importações de trigo em grão somaram 446 mil toneladas em novembro, volume 26,5% inferior ao de outubro/19 e 9,7% abaixo do de novembro/18.

As exportações do grão, por sua vez, foram quase nulas. Para as farinhas, as aquisições no mercado internacional foram 20,4% menores em relação a outubro/19, totalizando 25,6 mil toneladas. As vendas brasileiras do derivado no mercado externo, por sua vez, foram de 1.483 toneladas, volume 46,1% inferior ao do mês anterior.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro